Microcrédito produtivo, uso racional da água e energia elétrica, preservação ambiental e culinária estão na agenda de palestras, workshops e cursos oferecidos pela Prefeitura de Manaus via Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf) e Grupo Institucional do Poder Público (GIPP), que acontecem de 13 a 30 de maio para moradores do residencial Cidadão Manauara 2, etapa B, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.
As atividades fazem parte do Plano de Trabalho Social (PTS), que promove uma série de atividades de capacitação, qualificação e orientação para os beneficiários da habitação social. Os residentes são separados em grupos, por blocos, recebendo treinamento nas áreas comuns do próprio residencial.
Palestra sobre serviços e formação de associações para microcrédito produtivo será oferecida nos dias 13, 18, 19 e 20. Nos dias 27 e 28, acontecem os dois workshops sobre uso de água e energia elétrica, preservação e conservação ambiental, e manejo de resíduos sólidos.
Fechando a agenda do mês, os moradores poderão participar de curso de culinária (doces e salgados), realizado no Centro Social, das 14h às 18h, sendo ministrado em parceria com o Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam), de 23 a 26 de maio, finalizando no dia 30. Cada dia será recebido um grupo de até 20 alunos.
Assessoria técnica
A assessoria técnica da Vpreshaf promove, junto aos beneficiários, com suporte de uma empresa licitada para a execução do PTS, uma série de palestras, reuniões e encontros com assuntos que vão desde seus direitos e deveres como usuários do sistema habitacional, até informações sobre tarifas sociais; cadastros em programas sociais; organização comunitária e planejamento do orçamento familiar; racionalização de gastos com a nova moradia; capacitações para compor a gestão condominial, entre outros.
As capacitações são ofertadas gratuitamente e fazem parte do plano de trabalho social do programa da Prefeitura de Manaus. Os mutuários recebem informações sobre segurança e prevenção de acidentes domésticos; acesso a tarifas sociais e para microcrédito produtivo e encontros sobre funcionamento dos espaços comuns, ressaltando normas de convivência e boas condutas, além de temas relacionados à higiene, saúde e doenças.