Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Institutos de identificação têm até março 2023 para emitirem o novo RG

O documento que entrou em vigor na terça (1/3) tem o número do CPF como identificação única


A criação da carteira nacional de identidade unificada foi anunciada no dia 24 de fevereiro de 2022 pelo governo federal. O Decreto nº 10.977, que regulamenta a Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). O prazo para que os institutos de identificação estejam aptos a emiti-lo vai até março de 2023.

O novo RG usará o número do CPF como identificação única dos cidadãos brasileiros. Ou seja, apenas o CPF será considerado.

A numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive offline. Por permitir a validação eletrônica, o documento é considerado mais seguro.

A emissão da carteira será gratuita.

Doação de órgãos

A nova Carteira de Identidade terá a possibilidade de identificar, no verso, se a pessoa deseja doar órgãos após a morte.

Segundo o Ministério da Justiça, a pessoa precisará informar, na hora de fazer o novo documento, que quer a inclusão desse dado.

Ela também poderá solicitar a inclusão do tipo sanguíneo (A, B ou O) e fator RH (positivo ou negativo), além de outros problemas de saúde “cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida”, de acordo com o decreto que autorizou a nova carteira.

Mesmo com o novo documento, entretanto, ainda será necessário que a pessoa informe a família sobre a intenção de doar os órgãos após a morte. Isso porque a retirada e doação de órgãos e tecidos só pode ser feita com a autorização familiar, conforme a legislação brasileira.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 14 =