Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Amazonenses participam do Centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Sexta-feira (18) dedicada à Amazônia, com a participação de escritores e lideranças indígenas da região


A Prefeitura de Manaus,  por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura), apoiam o evento on-line e comemorativo do Centenário da Semana de Arte Moderna, que neste 18/02,  último dia, é dedicado a influência da Cultura do norte no movimento balizador da cultura brasileira.O evento é realizado pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC), em parceria com Célia Helena Centro de Artes e Educação.

O dia 18, o último do evento, será dedicado à Amazônia, com a participação de escritores e lideranças indígenas da região, como o antropólogo João Paulo Tukano, Daniel Munduruku, Jaime Diakara, Estevão Tukano, Marcivana Sateré, e de intelectuais que estudam a cultura da região, com destaque para os professores José Ribamar Bessa Freire, Willi Bole, Marcos Frederico Krüger e Paulo Nunes.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a participação de Manaus e de   seus artistas, intelectuais e lideranças indígenas no Centenário da Semana de Arte moderna é um reconhecimento e uma oportunidade de divulgarmos nossa terra e nossa gente. “Ao mesmo tempo em que participamos de um momento histórico para a cultura de nosso país”, disse.

A Semana de Arte Moderna, foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, é um acontecimento artístico incontornável do processo cultural brasileiro.

A programação será enriquecida com apresentações artísticas alusivas a temas e autores que fazem parte da história do modernismo brasileiro.

A programação será realizada on-line, com inscrições pelo site www.semanade22pucsp.com , e é composta de mesas temáticas e palestras em que os convidados discutirão o significado da Semana de 22 para a cultura brasileira e suas reverberações

A organização da festividade do Centenário da Semana de 22 é uma iniciativa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O evento tem a curadoria da professora Diana Navas, dos doutorandos Tenório Telles e Ademir Godoy Bueno, do Msc. Rodrigo Louçana Audi e participação do corpo discente e docente do Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-

Cem anos depois, a Semana de Arte Moderna continua reverberando na cultura brasileira, com a Amazônia como uma referência fundamental pelo significado de seus mitos, lendas e suas culturais ancestrais.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quinze =