O Governo do Amazonas vai inaugurar mais cinco Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) em 2022. Desta vez, Boca do Acre, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa e Tabatinga serão os municípios beneficiados com a ampliação de vagas e a estrutura moderna oferecidas pela atual gestão à rede pública de ensino. Desde 2019, oito unidades de tempo integral já foram entregues pelo governador Wilson Lima, em Manaus e no interior.
Os Cetis em obras contam com os recursos do Governo do Estado e do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As unidades contam com mais de 20 salas de aula, laboratórios de Ciências e de Informática, biblioteca, Espaço Google, salas para administração, consultório odontológico, sala para atendimento psicológico, enfermaria, sala de professores, sala de coordenação, pátio coberto, cozinha ampla com vários balcões em aço inox e banheiros femininos e masculinos nos três pavimentos de corredor da unidade, dentre outros espaços.
Além disso, os prédios possuem amplas áreas dedicadas à prática esportiva. Nelas, estão dispostos quadra poliesportiva, campo de futebol, piscina semiolímpica, vestiários e salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica.
Desde 2019, os municípios de Benjamin Constant, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, São Paulo de Olivença, Tefé e Manaus foram beneficiados com as estruturas, que abrem, em média, mil novas vagas, cada.
Projeto de vida
O coordenador de Educação de Tempo Integral do Amazonas, Márcio Bentes, conta que os Cetis entregues foram pensados para desenvolver todas as habilidades cognitivas, físicas, emocionais, sociais e culturais dos alunos, possibilitando as práticas pedagógicas em ambientes estruturados com equipamentos de alta qualidade.
“Temos os multi-instrucionais, com aplicação da linguagem computacional, inteligência artificial e equipamentos de última geração, como as impressoras 3D e outros. Toda a infraestrutura e equipamentos presentes nos Cetis são associados com a proposta pedagógica do modelo da Educação em Tempo Integral, com a missão de oportunizar vivências aos alunos que os permitam se tornarem protagonistas de suas próprias vidas a partir do ambiente escolar”, explica Bentes.