Manaus,
×
Manaus,

Esportes

Tóquio abre Paraolimpíadas com recados sobre inclusão na pandemia

A Globo apresentará um compacto às 11h30


Com os mesmos protocolos de segurança sanitária utilizados nas Olimpíadas, os Jogos Paraolímpicos de Tóquio-2020 foram abertos, hoje, terça-feira (24), na capital japonesa. A cerimônia de abertura foi marcada a para as 8h (de Brasília) com transmissão do SporTV. A Globo apresentará um compacto às 11h30.

Presente no estádio, o imperador Naruhito, 61, oficializou o início das competições que irão envolver cerca de 4.400 atletas em 22 modalidades. A cerimônia, restrita a poucos convidados, também teve a presença do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, que se ausentou da abertura dos Jogos no Rio-2016.

(Foto: Agência Brasil)

Os Jogos Paraolímpicos, assim como as Olimpíadas de Tóquio, foram adiados em um ano por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão de realizá-los em 2021 veio acompanhada por um protocolo de segurança sanitária que funcionou bem durante os Jogos Olímpicos.

Os Jogos [Olímpicos] provaram que os protocolos contra a Covid-19, que constituem a parte mais importante dos manuais, funcionaram. Isso nos dá confiança enquanto nos preparamos para os Jogos Paralímpicos”, disse o dirigente.

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, 100% da delegação do país está vacinada. De acordo com o IPC, entre 88% e 90% dos competidores que participam das Paraolimpíadas também já foram imunizados.

Como aconteceu nos Jogos do Rio-2016, haverá um time de refugiados, com seis atletas vindos de Síria, Afeganistão, Irã e Burundi. O nadador Abbas Karimi, que conseguiu asilo político nos Estados Unidos, é o único atleta de origem afegã nos Jogos. O Afeganistão teria dois representantes na competição: Zakia Khudadadi (taekwondo) e Hossain Rasouli (atletismo). Mas, com a tomada do poder pelo Talibã, os atletas não tiveram como viajar. Zakia iria se tornar a primeira mulher do Afeganistão a participar de uma edição das Paraolimpíadas.

Infelizmente, devido à comoção que ocorre no momento no Afeganistão, a equipe não conseguiu partir de Cabul a tempo?, afirmou Arian Sadiqi, chefe de missão do Comitê Paraolímpico Afegão, em entrevista à agência Reuters.

O Brasil, por sua vez, terá delegação de 259 competidores, a maior já enviada para uma edição dos Jogos Paraolímpicos no exterior (contando atletas sem deficiência, como guias, calheiros, goleiros e timoneiro). No Rio-2016, o Time Brasil teve 286 integrantes. O objetivo do país é permanecer no top 10 do quadro geral de medalhas. Há cinco anos, o terminou na oitava posição, com 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes.

Os brasileiros competirão em 20 das 22 modalidades. As exceções são o basquete e o rúgbi em cadeira de rodas. O atletismo é o esporte em que haverá maior número de representantes: 64. O Brasil também terá competidores no badminton e no taekwondo, esportes que estreiam nos Jogos.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − dois =