Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Em Parintins, Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove diálogo com classe artística

Titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, reuniu com movimentos culturais do município sobre fortalecimento de políticas públicas no interior


No domingo (23/05), o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, reuniu com a classe artística e gestores municipais de Parintins, com a proposta de fortalecer as políticas públicas culturais no interior do Estado. A visita faz parte da programação da pasta, que também acompanha a execução dos projetos contemplados nos editais Prêmio Feliciano Lana e Prêmio Encontro das Artes, por meio da Lei Aldir Blanc.

(Foto: Divulgação)

Segundo Marcos Apolo, a programação contou ainda com uma visita técnica ao Bumbódromo, para atualizar as manutenções feitas no espaço, reunião com os presidentes dos bumbás Caprichoso e Garantido, além do diálogo com representantes da Associação dos Artistas Plásticos.

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, destaca que, no encontro com o titular da pasta, foram colocadas em pauta questões culturais envolvendo o Festival Folclórico de Parintins, sobre as perspectivas para a volta das atividades dos bois.

Antônio Andrade, presidente do Garantido, reforça que a reunião foi importante para discutir a situação dos bumbás e dos trabalhadores da cultura.

(Foto: Divulgação)

Projetos 

Na Ilha Tupinambarana, Marcos Apolo acompanhou iniciativas como o monumento artístico “Eu Amo Parintins”, produzido pelo Coletivo de Artistas e Estudantes (Artrua); “Excultura”, do artista Iran Martins, que apresenta esculturas em grande proporção pela cidade; e a live “Eletroboi”, da cantora Márcia Novo, realizada no Píer do Kwati Club, às margens do Lago Macurany. Todos foram contemplados no Prêmio Feliciano Lana.

A programação teve dois projetos do artista Levi Gama, aprovados no Prêmio Encontro das Artes, “Boriwi – Mundo dos Falecidos”, uma homenagem às lideranças indígenas falecidas por conta da pandemia de Covid-19, e “Grafismo em Alto Relevo Sateré-Mawé”, produzido pelo coletivo Buriti.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + três =