Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Cibele Mateus discute busca por identidade negra dentro do riso

Artista participa de seminário internacional que será realizado de forma virtual, neste domingo (06/12)


A importância das tradições brasileiras e a busca por uma expressividade cômica que contemple os corpos negros são alguns dos temas que a artista paulista Cibele Mateus vai abordar neste domingo (06/12), durante o seminário internacional do projeto “Maloc@ – Palhaçaria Feminina”, que acontece de forma online e gratuita. A atividade inicia às 16h (horário de Manaus), na plataforma Zoom. Mais informações.

(Foto: Divulgação)

Nascida em São Bernardo do Campo, Cibele Mateus desenvolve trabalhos teatrais com ênfase na pesquisa de expressões tradicionais brasileiras e na arte de rua.

A história dela com o teatro começou ainda na adolescência, quando teve contato com o circo e a Commedia dell’arte. Mas logo veio o incômodo: como mulher negra e periférica, Cibele não se via representada nessas expressões “importadas”. Depois de fundar um grupo de teatro de rua para responder a essas inquietações, ela teve a oportunidade de conhecer algumas tradições afroindígenas, como o coco, jongo, maracatu e carimbó.

(Foto: Divulgação)

Até que em 2011, colaborando com o Grupo Manjarra, Cibele iniciou sua trajetória como Mateus, figura cômica do Cavalo Marinho, brincadeira centenária da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

“Quando eu conheci o Cavalo Marinho me encantei muito, me apaixonei, e disse ‘É isso, esse é o artista que eu busco ser, e ele está aqui no Brasil’. Por meio dessa brincadeira, encontrei aquilo que vinha buscando”, lembra.

(Foto: Divulgação)

SERVIÇO

O quê: “Maloc@ – Palhaçaria Feminina” / Seminário com Cibele Mateus

Quando: Domingo, dia 6 de dezembro, às 16h

Onde: Plataforma Zoom (http://bit.ly/malocaAM)

Quanto: Gratuito

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − três =