Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Projeto “Motim” ocupa ambiente virtual com performances locais e nacionais

Cinco intervenções estão programadas para esta edição que inicia nesta quinta-feira, dia 3


É adaptado as novas circunstâncias que o projeto “Motim: Circuito de Intervenções na Rua” retorna, nesta quinta-feira, dia 3, agora ocupando o ambiente digital com dança e muito movimento. Esta segunda edição, que terá quatro dias de programação, vai contar com cinco intervenções de coletivos e artistas locais e nacionais.

(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Segundo a diretora artística e idealizadora do “Motim”, Ana Carolina Souza, o cenário atual permitiu que houvesse uma readaptação do projeto, onde os artistas trabalhassem as performances sob outra perspectiva, com exibições das intervenções em formato de vídeo-danças, seguidas de bate papo pela plataforma Zoom.

“Depois de muito matutar, nós estabelecemos o contato por meio das vídeo-danças. Então, diferente do ano passado, que fizemos o intercâmbio de saberes e vivências em Manaus, as intervenções acontecerão em diversos locais com a adaptação para internet”.

Entre os convidados para esta edição estão os grupos: Coletiva, de Pernambuco; o Coletivo Ruar, do Pará; a artista Líria Morais, da Paraíba e as amazonenses Yara Costa e Keila Serruya Sankofa. Para Ana Carolina, o momento será de conexão entre espaços urbanos de diferentes lugares do Brasil, o que propõe o Motim neste ano.

(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

“A rua de Manaus não se diferencia muito da rua de Pará, por exemplo, mas cada uma tem a sua peculiaridade e vivenciar isso enquanto artista é muito interessante. Esse ano, nós teremos o viés de conectar os espaços urbanos, uma vez que ninguém sairá do seu Estado”.

A equipe da segunda edição de “Motim: Circuito de Intervenções na Rua” é composta por: Ana Carolina Souza, Camila Soares, Rosana Brito, Paulo Maciel e Gabriel Ranciaro e o projeto foi contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

MOTIM: CIRCUITO DE INTERVENÇÕES NA RUA

O Motim surgiu com o intuito de estabelecer o diálogo entre a dança contemporânea e a cidade, buscando o exercício da arte nas ruas  outros espaços públicos. Além do movimento, o trabalho também reúne em suas intervenções temáticas sociais e políticas.

(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Para a primeira edição do projeto foram convidados artistas locais, sendo eles Leonardo Scanltberuy, que trouxe uma adaptação para a rua de “Recolon” e a Contem Dança Cia, com “A Rua Dança”. Também estiveram presentes a artista Flávia Pinheiro (PE) com “Contato Sonoro” e o Grupo Fragmento Urbano (SP) com “Encruzilhada”.

Inscrições:

(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + vinte =