Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Núcleo Amazônico conclui 1º curso de formação do AM em dramaturgia circense

Aulas gratuitas do projeto “Circo-Escrituras” iniciaram em fevereiro e seguem até a segunda semana deste mês de março


A cena circense amazonense preencheu uma lacuna com o 1º curso de formação do estado sobre análise e produção de dramaturgias nos espetáculos do circo. Organizadas a oito mãos pelos membros do Núcleo Amazônico de Pesquisa e Formação em Dramaturgias Circenses, as aulas do projeto “Circo-Escrituras” foram iniciadas em fevereiro, com encontros presenciais sempre às segundas e terças-feiras úteis, e estão prestes a serem concluídas agora em março.

img-20260304-wa0024

Crédito das imagens: Alonso Junior

Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e realizado com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas e do Conselho Estadual de Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, o projeto oferece uma imersão gratuita em produção, análise de processos e práticas de dramaturgia circense e nasceu do desejo da proponente Lis Nobre de criar um espaço de troca de conhecimento e reflexão entre os membros do Núcleo Amazônico (convidados por ela), os artistas-pesquisadores Yara Costa, Teffy Rojas e Jean Winder.

Responsável pela concepção e pelas diretrizes do “Circo-Escrituras”, Lis detalha que o processo de inscrição (realizado ao longo de janeiro) envolveu a submissão de uma nota de intenção dramatúrgica de até dez linhas e os participantes selecionados apresentaram propostas multidisciplinares envolvendo circo, dança e teatro em distintas linguagens circenses, do clown à pesquisa em aparatos aéreos, o que deixou todos os responsáveis pelo projeto bastante satisfeitos.

“Ficamos muito felizes com a recepção e grande adesão da comunidade das artes cênicas de nossa cidade. Até tivemos que ampliar o período de inscrição e alterar o cronograma por conta do interesse da comunidade em participar do projeto. Isso demonstra que o curso veio em um momento propício para suprir uma necessidade real e efetiva desta classe no que concerne a formações que enfatizam a reflexão e a análise como processo e tecnologia criativa”, salienta.

img-20260304-wa0018

O curso com carga horária de 44 horas do projeto “Circo-Escrituras” combina encontros presenciais e mentorias online. Com exercícios corporais, processos criativos e trocas coletivas, as exposições presenciais acontecem no Centro de Artes 2 da Universidade Federal do Amazonas (CAUA 2/Ufam), localizado no centro histórico de Manaus.

Todas as aulas são ministradas pelos membros do Núcleo Amazônico, que possuem ampla experiência na arte: Lis tem formação internacional e multidisciplinar em Dança, Circo e Teatro; Yara é bailarina, coreógrafa e professora do curso de dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Teffy é artista circense e fundadora do coletivo “Laboratório Rojo”; e Jean é artista, educador, produtor cultural e fundador da cia amazonense Circo Caboclo.

“Ao longo de quase quatro semanas do ‘Circo-Escrituras’, temos mergulhado em águas profundas e movimentos criativos singulares e coletivos. Esperamos que, deste mergulho, agora que estamos encaminhando para o final do curso, possamos emergir práticas ainda mais consistentes, maduras, abertas, fortalecendo identidades e criando pontes e referências do Amazonas para o mundo”, finaliza Lis.

img-20260304-wa0017

Crédito das imagens: Alonso Junior

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 − 3 =