Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Cezar Bandiera lança Livro bilíngue “Oitava Onda Renovatória de Acesso à Justiça”

Obra do desembargador do TJAM propõe reconfiguração jurídica para atender populações isoladas


O desembargador Cezar Luiz Bandiera lançou a obra “Oitava Onda Renovatória de Acesso à Justiça” na manhã desta sexta-feira (6) durante evento no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O livro, que conta com edição bilíngue em português e italiano, foi o destaque da programação do Seminário Internacional “Nuevas Perspectivas de los Derechos Fundamentales”.

img-20260206-wa0020

Fotos: Patrick Jr

A publicação apresentada propõe um debate sobre a reconfiguração do sistema de justiça. O foco central do trabalho é a garantia de direitos para populações vulneráveis e isoladas, alinhando-se às discussões contemporâneas sobre o fortalecimento das garantias fundamentais.

O lançamento ocorreu às 8h30 no auditório do TCE-AM, localizado na Avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo [2, 4]. A cerimônia integrou um contexto acadêmico promovido pela Corte de Contas, reunindo juristas para debater novas perspectivas do direito. A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins, foi contemplada com um exemplar do livro.

img-20260206-wa0030

Fotos: Patrick Jr

Sobre o autor

Cezar Luiz Bandiera ocupa o cargo de desembargador no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), posição central a partir da qual atua na magistratura estadual. Sua trajetória no judiciário serve como base para a produção intelectual que busca alinhar a prática forense às necessidades sociais contemporâneas.

No campo teórico, o magistrado demonstra um perfil voltado à pesquisa de direitos fundamentais, com ênfase na proteção jurídica de grupos socialmente frágeis. Ao abordar a “Oitava Onda Renovatória” em sua nova obra, Bandiera se dedica a investigar como o sistema de justiça pode ser reconfigurado para alcançar efetivamente as populações isoladas.

Além da atuação local, o autor busca interlocução com o cenário jurídico global. A opção por publicar a obra em edição bilíngue (português/italiano) e o lançamento dentro de um Seminário Internacional indicam o objetivo de inserir as questões jurídicas da Amazônia no debate acadêmico transnacional.

 


 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 4 =