Manaus,
×
Manaus,

Cinema

Dona Flor completa 50 Anos

Clássico do cinema nacional lançado em 1976 segue como um dos nossos campeões de bilheteria


O cinema brasileiro segue fazendo história. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, Melhor Direção de Elenco e Melhor Filme. Para aliviar a ansiedade até a cerimônia do dia 15 de março, nada melhor do que revisitar outro grande sucesso de público e crítica: Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Bruno Barreto.

poster_dona-flor

Imagem: Dona Flor e seus dois maridos/IMDB

A adaptação do romance de Jorge Amado teve roteiro assinado por Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran. Música de Chico Buarque, atuações marcantes de Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça formando o famoso “trisal”. A história da professora de culinária dividida entre o marido certinho e o fantasma do ex-marido malandro conquistou o público de forma avassaladora. O resultado foi sala cheia por todo o país e mais de 10 milhões de espectadores, um feito histórico para o cinema nacional.

Publicado em 1966, Dona Flor e Seus Dois Maridos é um dos romances brasileiros mais traduzidos e estudados no exterior. A obra mistura humor, realismo social e elementos fantásticos para construir um retrato vibrante da Salvador dos anos 1940, passando por costumes, festas, comida e religiosidade com a marca inconfundível de Jorge Amado.

A força do filme também foi reconhecida pela crítica: a adaptação entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), consolidando seu lugar como um clássico incontornável da nossa cultura.

Já em 2026, só nos resta torcer para que o cinema brasileiro continue brilhando, repetindo, e quem sabe até superando, o feito no Oscar do ano passado de Ainda Estou Aqui.


haroldomourao.substack.com

@tudosobreroteiro

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 19 =