Manaus,
×
Manaus,

Saúde

Anvisa proíbe fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

Medida preventiva atinge lotes de produtos da Nestlé com risco de presença de toxina bacteriana


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (7), a proibição da venda, distribuição e do uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé Brasil Ltda. Com informações da Agência Brasil e Anvisa.

11-11-2020_sede_anvisa-4_0

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (7) e tem caráter preventivo, após a identificação de um possível risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

Segundo a Anvisa, a medida foi adotada para proteger bebês e crianças pequenas, público mais vulnerável aos efeitos desse tipo de contaminação. A resolução entrou em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial da União.

A ingestão de cereulide pode causar vômitos, diarreia e sonolência excessiva, sintomas que exigem atenção médica, especialmente em crianças.

Orientações a pais e responsáveis

Para os consumidores que utilizam as fórmulas infantis citadas, a orientação é verificar o número do lote impresso no rótulo.

“Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, não deve ser utilizado ou oferecido para consumo. Os demais lotes desses produtos não foram afetados”.

“Para receber orientações sobre como proceder em relação a eventuais trocas e devoluções do produto, entre em contato direto com a Nestlé Brasil Ltda., por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), indicado na embalagem”, completou a agência.

Se a criança apresentar sintomas compatíveis com os citados após o consumo do produto de lotes indicados, a recomendação é buscar atendimento médico. “É importante informar o alimento que foi consumido, se possível, com uma amostra da embalagem, caso tenha disponível”.

Mais orientações sobre o uso seguro de fórmulas infantis podem ser encontradas no site da Anvisa.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezoito =