Manaus,
×
Manaus,

Cultura

‘Jazz Natalino’ estreia no Teatro Amazonas

Concerto une Amazonas Band e Madrigal Jovem da Primeira Igreja Batista em apresentações até 19 de dezembro


A primeira noite do concerto “Jazz Natalino” transformou o palco do Teatro Amazonas, na noite dessa terça-feira (16), em um verdadeiro encontro entre tradição, espiritualidade e sofisticação musical. Integrando a programação “O Mundo Encantado do Natal”, o espetáculo marca a parceria inédita entre a Amazonas Band e o Madrigal Jovem da Primeira Igreja Batista de Manaus, em uma releitura jazzística dos clássicos do cancioneiro cristão natalino.

cultura_jazz-natalino_foto_aguilar-abecassis_secretaria-de-estado-de-cultura-e-economia-criativa-3

Aguilar Abecassis e Cauane Marques/Secretaria de Estado de Cultura Economia Criativa

 

Com apresentações programadas até o dia 19 de dezembro, sempre às 19h, o concerto tem duração aproximada de uma hora, classificação livre e entrada gratuita mediante agendamento que já encerrou, mas há possibilidade de acesso por fila de espera presencial em caso de desistências.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o projeto propõe uma abordagem contemporânea da música natalina, utilizando a formação da Big Band e Coro Jovem, em arranjos que unem swing, harmonia e emoção.

A direção musical e a regência são assinadas pelos maestros Ênio Prieto e Bruno Nascimento. Durante a estreia, um dos momentos mais marcantes foi a participação especial do maestro Ênio Prieto, que tem mais de 15 anos de trajetória artística, em um solo emocionante na música “Noite de Paz”.

Segundo o maestro, a preparação para o espetáculo envolveu semanas intensas de ensaio e um cuidado especial na adaptação dos arranjos.

“A Amazonas Band tem uma rotina de ensaio, nós ensaiamos três vezes por semana, então estamos nos preparando há mais ou menos um mês. Esse repertório já é solidificado dentro do cenário da música popular e faz parte de um álbum chamado Jesus com Jazz. Fizemos adaptações desses arranjos para tocar junto com o Madrigal Jovem. O grande desafio foi o equilíbrio de sonoridade, já que os instrumentos de sopro soam mais que a voz humana”, ressaltou.

cultura_jazz-natalino_maestro-enio-prieto_foto_aguilar-abecassis_secretaria-de-estado-de-cultura-e-economia-criativa-2

Aguilar Abecassis e Cauane Marques/Secretaria de Estado de Cultura Economia Criativa

Ênio destacou ainda que essa foi a primeira vez que a Amazonas Band se apresentou ao lado do Madrigal Jovem, reforçando o caráter inédito do projeto e o cuidado artístico envolvido no diálogo entre orquestra e coro.

Para o maestro Bruno Nascimento, responsável pela regência do Madrigal Jovem, a experiência foi desafiadora e enriquecedora para os cantores.

“Foi um período de muito aprendizado para todos nós, principalmente para o Madrigal, que nunca tinha tido a experiência de cantar ao vivo com uma Big Band ou uma orquestra. O jazz também é uma linguagem nova para eles. Foram semanas desafiadoras, mas o resultado hoje abrilhantou a plateia. Esperamos novas parcerias e ainda temos mais apresentações pela frente”, disse.

Combinando a potência instrumental da Amazonas Band às vozes do Madrigal Jovem, o “Jazz Natalino” reafirma o Teatro Amazonas como palco de inovação musical e convida o público a vivenciar o Natal sob uma nova perspectiva sonora.

cultura_jazz-natalino_foto_aguilar-abecassis_secretaria-de-estado-de-cultura-e-economia-criativa-6

Aguilar Abecassis e Cauane Marques/Secretaria de Estado de Cultura Economia Criativa

 


 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =