Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Cirklo e Coca-Cola anunciam fábrica de reciclagem de garrafa PET na Amazônia

O projeto, que estará pronto ainda este ano, vai impulsionar a economia circular e processará até 1.000 toneladas de PET mensalmente


A Cirklo, uma das maiores recicladoras de garrafas PET no Brasil, e a Solar Coca-Cola, uma das maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil, firmaram parceria para construir uma fábrica de reciclagem de garrafas PET na região Norte.

img-20251002-wa0158

Foto: Arquivo Cirklo e Sistema Coca-Cola/Reprodução

Localizada em Ananindeua (PA), a unidade já tem sua estrutura concluída e está na etapa de instalação dos equipamentos, com início de operação previsto para novembro.

Com capacidade para transformar até 1.000 toneladas de PET por mês, o empreendimento promete gerar impactos ambientais, sociais e econômicos na Amazônia. Em 2024, a Cirklo processou mais de 3 bilhões de garrafas PET e projeta um crescimento ainda mais robusto para os próximos anos.

A Solar Coca-Cola, fabricante que integra o Sistema Coca-Cola Brasil, vai contribuir com o volume de garrafas PET destinadas à unidade, promovendo um ciclo fechado em que produtos descartados dão origem a novas embalagens.

img-20251002-wa0161

Foto: Arquivo Cirklo e Sistema Coca-Cola/Reprodução

O material coletado por cooperativas e comerciantes locais será triado e processado no estado, transformando-se em flocos de PET reciclado. Essa matéria-prima seguirá para uma das unidades da Cirklo especializadas em granulação, completando o ciclo de reaproveitamento para produção de novas embalagens PET 100% recicladas.

Compromisso com o fortalecimento da cadeia de reciclagem

A inauguração da fábrica da Cirklo em Ananindeua é um dos pilares da cadeia de reciclagem, abrangendo desde o fortalecimento de catadores e cooperativas até o processamento final do material. Com investimento de R$ 20 milhões a iniciativa representa um marco na estruturação da cadeia de reciclagem na Amazônia, reforçando o compromisso das empresas de gerar valor social, ambiental e econômico na região.

img-20251002-wa0160

Foto: Arquivo Cirklo e Sistema Coca-Cola/Reprodução

Por meio do programa Recicla Solar, a Solar Coca-Cola reafirma seu compromisso com a meta de neutralidade em 2025, ou seja, de retirar do mercado a mesma quantidade de volume de plástico que coloca à venda em suas embalagens, como um legado concreto para a COP30.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 8 =