Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Ausência de vereadores marca homenagem a nutricionistas na CMM

Evento ressaltou importância da categoria e representantes dos profissionais pediram valorização efetiva


A homenagem ao Dia do Nutricionista, realizada em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM), acabou evidenciando mais do que celebração: mostrou a falta de valorização e reconhecimento da categoria. Embora a iniciativa tenha partido do vereador Sérgio Baré (MDB), a ausência dos demais 40 parlamentares foi alvo de críticas diretas, principalmente do conselheiro federal Maurício Rafael Novaes de Araújo, que destacou a necessidade de representatividade política e institucional para os mais de cinco mil nutricionistas e 3.500 técnicos em nutrição e dietética que atuam na capital e no interior.

“Eu tinha um discurso pronto para 41 vereadores que não estão aqui. Fico feliz pela homenagem, mas triste porque quem mais deveria ouvir não compareceu. Nossa categoria precisa ser ouvida e respeitada em concursos, editais e políticas públicas. Não queremos só a lembrança simbólica, mas a participação real nas decisões que afetam nossa profissão”, afirmou Maurício Novaes.

A presidente do Sindicato dos Profissionais de Nutrição do Amazonas, Veridiana Marreira, também reforçou a cobrança, lembrando da tramitação de um projeto no Parlamento Municipal que inclui o nutricionista na atenção básica do município. “Se na base da saúde não há nutricionista, a prevenção falha. A alimentação é parte central do cuidado. Estamos aqui pedindo apoio para que esse projeto seja aprovado”, disse.

img-20250905-wa0084

Foto: Arquivo vereador Sérgio Baré/Reprodução/enviado pela assessoria de imprensa

A conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutrição, Ana Rita Gaia Machado, defendeu mais investimentos na formação acadêmica para fortalecer a categoria. “Não é possível que ainda não tenhamos curso de Nutrição na Ufam. Precisamos de mestrado, doutorado e união para levantar a nossa profissão. Sem isso, o nutricionista não tem como evoluir”, afirmou.

Já o secretário-executivo adjunto de Atenção Especializada, Everton Bandeira, que representou o governador Wilson Lima, destacou em discurso pessoal a relevância prática da profissão: “Um nutricionista evitou que eu me tornasse um paciente crônico. Esse trabalho salva vidas e deve ser reconhecido”.

img-20250905-wa0080

Foto: Arquivo vereador Sérgio Baré/Reprodução/enviado pela assessoria de imprensa

O vereador Sérgio Baré, propositor da sessão, frisou a importância da categoria para além da imagem de dietas ou estética. “O nutricionista é fundamental no planejamento de políticas públicas, no acompanhamento hospitalar, em escolas, creches e restaurantes. Seu papel é estratégico na prevenção e recuperação da saúde”, declarou.

O Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, tem sua origem na criação da Associação Brasileira de Nutricionistas em 1949. Mais de sete décadas depois, a profissão continua a ser essencial no combate à desnutrição, à obesidade e às doenças crônicas. Contudo, como evidenciado na solenidade da CMM, o reconhecimento político e institucional ainda é insuficiente diante da relevância social da categoria.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − 1 =