Morreu nesta segunda-feira (28), aos 74 anos, o jornalista Marcelo Beraba, um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Marcelo Beraba durante o programa Roda Vida, da TV Cultura, em 2010 (Foto: Leonardo Soares/Estadão)
Beraba estava internado no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. O jornalista descobriu um câncer no cérebro em março e chegou a passar por uma operação.
O jornalista era um defensor incondicional da liberdade de imprensa e acreditava que o jornalismo investigativo era essencial para o fortalecimento da democracia.
Beraba foi diretor do Grupo Estado em Brasília. Trabalhou na TV Globo, no jornal O Globo, no Jornal do Brasil e na Folha de S.Paulo, onde exerceu, entre outras, a função de ombudsman.
Na imprensa, o termo é utilizado para designar o representante dos leitores dentro de um jornal. A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60. Chegou ao Brasil num domingo, dia 24 de setembro de 89, quando a Folha, numa decisão inédita na história do jornalismo latino-americano, passou a publicar semanalmente a coluna de seu ombudsman.
Beraba foi o primeiro presidente da Abraji, fundada por ele e outros jornalistas como resposta ao assassinato de Tim Lopes. Recebeu em 2005 o Prêmio Excelência em Jornalismo do ICFJ (International Center for Journalists).


















