O ex-deputado dos EUA George Santos, filho de brasileiros, deve se entregar às autoridades americanas e ser preso nesta sexta-feira (25). Santos foi condenado a sete anos de prisão em abril, por fraude e falsidade ideológica.

Foto: David Becker/Para o ‘The Washington Post’
A condenação ocorreu após o ex-congressista ser acusado de mentir sobre sua história de vida e enganar doadores durante a campanha. Santos admitiu ter cometido fraude eletrônica e roubado a identidade de pelo menos dez pessoas, inclusive familiares, para financiar sua eleição ao Congresso.
O republicano de Nova York cumpriu pouco mais de um ano de mandato antes de ser expulso da Câmara, em 2023. Em um acordo judicial, ele aceitou pagar cerca de US$ 580 mil em multas, além de cumprir a pena de prisão.
Segundo a imprensa estadunidense, a Justiça determinou que George Santos deveria se apresentar até 25 de julho para começar a cumprir a pena. Em uma carta enviada ao tribunal antes de receber a sentença, Santos disse estar “profundamente arrependido” dos crimes e chamou de “severa demais” a condenação pedida pelos promotores.
Na noite de quinta-feira (24), publicou um texto em tom sarcástico, no qual alfinetou os críticos e sugeriu que pode voltar à vida pública.
“Aos meus apoiadores: vocês fizeram esse cabaré político valer a pena. Aos críticos: obrigado pela publicidade gratuita. Talvez eu esteja saindo de cena (por enquanto), mas acreditem: lendas nunca se despedem de verdade”, disse Santos.


















