Manaus,
×
Manaus,

Cultura

Boi-Bumbá Brilhante apresenta seu tema para o Festival Folclórico do Amazonas

O tema escolhido para esse ano é ‘Terra-Folclore: um tributo à saga nordestina e à força da transfiguração cultural'


Em uma obra que une emoção, resistência e celebração popular, o Boi-Bumbá Brilhante apresentou, durante coletiva de imprensa no restaurante Caxiri, seu tema para o 67º Festival Folclórico do Amazonas – Festival dos Bois. O espetáculo “Terra-Folclore: a saga nordestina e a transfiguração cultural” será apresentado no dia 26 de julho, no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), e prestará homenagem à migração nordestina, à fé do povo retirante e à contribuição desse povo para a construção cultural da Amazônia. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

img-20250724-wa0017

Fotos: Daniel Brandão

O Conselho de Artes do Brilhante explicou que a temática nasce do encontro entre a memória afetiva e o clamor social por reconhecimento. O tema resgata as histórias de quem partiu do sertão, guiado pela esperança e sustentado pela fé, muitos dos quais encontraram na Amazônia um novo lar.

“Mostraremos a luta dos filhos e filhas do sertão, forjados a ferro, fogo e fé. São migrantes que plantaram saberes e floresceram cultura onde antes havia apenas silêncio. A dor virou canto, a saudade virou dança, e a luta virou boi-bumbá”, declarou Sinny Lopes, que assina a Direção Geral do Espetáculo Folclórico.

A narrativa do Brilhante valoriza a memória coletiva e os saberes ancestrais, integrando elementos do bumba meu boi, dos folguedos nordestinos e da espiritualidade sertaneja à exuberância da floresta amazônica.

“Mostraremos o colorido da terra natal dos que vieram transformando em arte, aquilo que antes era apenas sobrevivência”, afirma o diretor, um dos responsáveis pela construção estética e dramatúrgica do boi.

Com este tema, o Boi Brilhante reforça o compromisso com as vozes populares, com a memória nordestina e com a força criadora que nasce da resistência.

A presidente do bumbá, Djanne Senna, destacou a confiança da equipe na força do espetáculo.

“Tudo foi muito bem pensado e construído ao longo dos últimos meses. Com certeza será um grande espetáculo. O Brilhante vem firme em busca do título, com um tema que tem muita força”, afirmou.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezesseis =