José Luiz Runco não é mais chefe do departamento médico do Flamengo. Ele foi demitido na última quarta-feira (23).

José Luiz Runco (Pedro Martins/Agif/Gazeta Press)
A demissão ocorreu um dia após vazar mensagens na qual Runco afirma em um grupo de WhatsApp que o meia De la Cruz tem uma “lesão crônica e irreparável” e criticou a contratação do meia De La Cruz. Horas após o vazamento, o clube publicou nota oficial, mas a polêmica já havia tomado conta das redes sociais.
A mensagem foi publicada em primeira mão pelo “GE” e mostra o médico falando que o uruguaio sofre de uma lesão “irreparável” e sem condições de atuar em alto nível.
“Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De la Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente”, disse Runco, na ocasião ainda exercia o cargo de chefe do departamento médico do Flamengo.

De La Cruz (Foto: Maxi Franzoi/AGIF/Gazeta Press)
Nota oficial do Flamengo sobre o caso:
“A Diretoria de Futebol do Clube de Regatas do Flamengo esclarece que a mensagem vazada recentemente não foi escrita por nenhum dos cinco médicos que integram o departamento do futebol profissional: Fernando Sassaki (ortopedista e chefe do setor), Luiz Macedo (cardiologista), Dieno Portella (ortopedista), Vitor Pereira (ortopedista) e Bruno Hassel (radiologista).
Como é de conhecimento público, são esses profissionais os responsáveis pelo atendimento diário aos atletas em treinamentos, jogos e viagens, além de levarem de forma constante e transparente todas as informações de interesse da imprensa e da torcida.
A Diretoria de Futebol reitera que não comentará especulações e manterá seu foco única e exclusivamente em preservar o alto nível de performance e concentração que levaram o Clube, neste primeiro semestre, ao melhor desempenho entre todos no cenário nacional.
O Flamengo seguirá trabalhando com seriedade, buscando seus objetivos esportivos, cuidando tecnicamente da saúde de seus atletas, investindo em uma equipe de alto nível e reforçando seu elenco com jogadores do padrão de Seleção.”


















