Manaus,
×
Manaus,

Amazonas

Rio Negro inicia vazante em Manaus

Neste ano, o Rio Negro alcançou a marca de 29,05m; O Rio já recuou 12cm


O Rio Negro iniciou o processo de vazante em Manaus. De acordo com o Porto da capital, que monitora o ritmo das águas, o rio já é considerado em situação de descida após recuar 12 centímetros em sete dias, uma média de 1,7 centímetro por dia.

06072024-pzzb8421

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Neste ano, o Rio Negro alcançou a marca de 29,05 metros, conforme dados do porto, ficando cinco centímetros acima da cota de inundação severa, que é de 29 metros.

Esse recuo marca o início do período de descida das águas, fenômeno típico entre julho e novembro, segundo o Serviço Geológico do Brasil.

Mesmo com a baixa no nível, os efeitos da cheia ainda são sentidos em diversos pontos da capital amazonense, como no Centro e em bairros da Zona Sul, onde ruas seguem alagadas e a locomoção dos moradores continua comprometida.

Ao todo, foram oito meses de cheia, fenômeno que também deixou 42 dos 62 municípios do estado em situação de emergência, especialmente nas calhas do Juruá, Purus, Madeira, Solimões e o Rio Negro.

O processo de enchente começou no dia 13 de outubro do ano passado, após a maior seca dos últimos cem anos no estado.

Para enfrentar a crise, o governo do Estado já distribuiu cestas básicas, caixas d’água, medicamentos, purificadores e equipamentos de saúde para dezenas de municípios.

O monitoramento segue ativo. Apesar do início da vazante, o cenário ainda exige atenção.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 4 =