Manaus, 2 de julho de 2022
×
Manaus, 2 de julho de 2022

Geral

Wilson Lima participa do encerramento da Assembleia Especial do Sínodo para a Pan-Amazônia, no Vaticano


O governador Wilson Lima, que está em Roma para a 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia, participou neste domingo (27/10) da missa de encerramento da Assembleia Especial do Sínodo para a Pan-Amazônia, presidida pelo papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

(Foto: Divulgação/Vaticano)

“Foi uma celebração emocionante. O papa falou do amor ao outro e citou a Amazônia e as discussões no Sínodo algumas vezes durante a homilia. O Sínodo dos bispos termina e amanhã nós vamos ter a 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia e o que vamos defender aqui é algo alinhado com o que pensam os bispos e a Igreja”, disse Wilson Lima.

Durante a missa o papa destacou que, no Sínodo, foram escutadas as vozes dos pobres e que houve uma reflexão sobre a precariedade da vida deles, ameaçadas por modelos de desenvolvimento predatórios.

(Foto: Divulgação/Vaticano)

“Vimos isso no Sínodo quando falamos sobre a exploração da criação, das pessoas, dos habitantes da Amazônia, do tráfico de pessoas e do comércio de pessoas! Os erros do passado não foram suficientes para deixarmos de saquear os outros e causar ferimentos aos nossos irmãos e à nossa irmã terra: vimos isso no rosto desfigurado da Amazônia”, disse o papa Francisco.

REUNIÃO

Wilson Lima ainda se reuniu com dom Cláudio Hummes, relator geral do Sínodo da Amazônia, com o chanceler da Academia de Ciências do Vaticano, Marcelo Sánchez Sorondo, e com o presidente da Fundação Amazonas Sustentável, Virgilio Viana.

(Foto: Diego Peres/ Secom)

Eles trataram da realização da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia e da importância das discussões para o futuro da região amazônica. Além disso, Wilson Lima destacou o posicionamento do Amazonas contra qualquer tipo de atividade ilegal praticada e defendeu a necessidade de promover a dignidade humana no processo de desenvolvimento sustentável.

“O Amazonas tem bons exemplos de práticas de desenvolvimento sustentável, mas ele ainda caminha a conta gotas e o que nós queremos é mostrar um posicionamento efetivo nesse sentido”, afirmou Wilson Lima.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code