Manaus, 30 de junho de 2022
×
Manaus, 30 de junho de 2022

Geral

Um casarão de ideias modernas

Celebrando nove anos, amanhã, o espaço cultural faz parte da cena manauara com um mix de cinema, biblioteca, restaurante e exposições


Com uma linguagem contemporânea, mas sem perder a essência manauara, o Casarão de Idéias inicia, amanha, quinta-feira, as comemorações dos seus nove anos de atividades. Uma extensa programação será desenvolvida para celebrar o aniversário do ponto de cultura amazonense. Espetáculo de dança, estreias de filmes e apresentação exclusiva do quarteto Solimões animam o dia. Abrindo a programação, às 16h, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) apresenta trechos coreográficos do espetáculo “A quem será que destina?”,  uma criação coletiva do elenco da companhia. A coreografia busca uma aproximação do público propondo uma reflexão sobre vida e arte em forma de dança. A concepção do espetáculo foi a partir da canção de Caetano Veloso como trilha sonora, o trabalho criativo é um desdobramento de reflexões surgidas a partir da música, onde os integrantes do CDA traduzem a sonoridade e a poesia de “Cajuína” numa coreografia baseada na linguagem da dança contemporânea.

O Casarão de Idéias se notabilizou como ponto de resistência cultural manauara (Foto:Divulgação)

Na sequência, às 16h30, o Cine Casarão – sala que funciona no espaço -, estreia o filme japonês ‘Assunto de Família’, dirigido por Hirokazu Koreeda. O longa conta a história de uma família pobre, em Tóquio, que vive de pequenos crimes e adota uma garotinha abandonada. O casal ensina seus filhos a roubarem produtos de supermercado – o que explica o título em inglês. O drama chegou a ser descrito como “Oliver Twist dos tempos modernos”, em referência ao romance de Charles Dickens do século 19.

Durante à noite, acontecerá mais uma edição do projeto “Doação de Livros”, onde o Casarão de Ideias disponibiliza alguns dos livros que foram entregues para a entidade a comunidade. Logo em seguida, o “Quarteto Solimões”, faz uma apresentação exclusiva com músicas de Mozart e Mendelssohn. Toda a programação será gratuita e aberta ao público. Para algumas atividades, a direção do espaço disponibilizará senhas, que serão distribuídas uma hora antes dos espetáculos. Para João Fernandes, gestor do espaço, tem muito a comemorar. “Somos uma referência de resistência cultural . Hoje mais que uma simples ação para a cidade, somos uma necessidade”, comenta Fernandes.

Ele relembra que é uma luta diária para mantê-lo.  “Estar de portas abertas, todos os dias, não tem sido fácil. Nós não tínhamos ideia de que ganharíamos essa dimensão. Pois nosso papel é de posicionamento sobre a arte e mantermos tudo isso funcionando para receber a população, nos faz acreditar e reforça nosso pensamento de mudança por meio da cultura”, concluiu.

Extensa programação

O mês de aniversário do Casarão de Idéias será repleto de atividades e muitas novidades. Além da programação anual, como o lançamento de editais: Mova-se e Ocupação, a entidade ainda lançará o cartão fidelidade do Cine Casarão. Um programa de incentivo contínuo para os cinéfilos que frequentam a sala de cinema. O benefício contará com a disponibilização de ingressos, café, pipoca e, ainda, reservará ingressos, porém, tudo de acordo com a frequência do cliente. Ainda este mês, a diretoria do entidade realiza a publicação do edital para quem desejar participar da X Festival Mova-se de Dança. O evento acontecerá, excepcionalmente, no mês de setembro e contará com programação em vários espaços culturais. Outra novidade, será o retorno da revista Ideias Editadas, uma publicação trimestral que aborda a cultura e artes. A produção literária tem sua linha editorial voltada, principalmente, para a valorização de produtos, aparelhos culturais e artistas.

 

 

 

 

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code