Manaus, 30 de junho de 2022
×
Manaus, 30 de junho de 2022

Geral

Programação na Praça da Catedral durante o Festival de Parintins


Durante o período do Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) promoverá uma programação na Praça da Catedral com diversas manifestações artísticas, sempre das 16h às 18h. Entre os destaques estão as apresentações dos bois mirins Estrelinha, Mineirinho e Tupi.

“Será uma oportunidade para o visitante conhecer outros artistas de Parintins, um pouco do trabalho desenvolvido pelo Liceu Claudio Santoro no município e, ainda, os bois mirins, que fazem uma festa muito bonita por meio da qual as crianças aprendem a brincar boi, cultivando a tradição entre as novas gerações”, comenta o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

 

Programação

Sexta-feira (28/6) – às 16h, a Banda Templários abrirá a programação com um repertório formado por toadas mais antigas de Caprichoso e Garantido. A banda parintinense, formada por Augusto Cezar (contrabaixo), Anderson Moreno (teclado), Moisés Colares (violão e charango) e Normandinho (vocal), tem como objetivo manter os clássicos do boi-bumbá na memória dos torcedores.

Em seguida, às 16h45, os alunos do curso de Danças Urbanas do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins farão a performance “Conexões de Movimentos”, com coreografia do instrutor Pito Silva. A apresentação contemplará vários estilos, como hip hop, popping e break; além dos chamados complementos, que são os saltos, manobras e contorcionismos.

Fechando o primeiro dia, às 17h, o Boi Bumbá Mirim Estrelinha – que defende as cores verde e branca, e tem uma estrela na testa – levará os itens individuais para a Praça, como Cunhã-Poranga, Rainha do Folclore, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Levantador de Toadas e Apresentador; e alguns coletivos, entre eles a Batucada.

Sábado (29/6) – A Cia Sinfonia Amazônia iniciará as atividades na Praça da Catedral no sábado (29/06). Formada por professores do Liceu e por compositores de Caprichoso e Garantido, apresentará um show com toadas antológicas e também as atuais dos dois bumbás.

Em seguida, haverá a apresentação do Boi Bumbá Mirim Tupi – que defende as cores laranja e branca, e tem a letra T na testa – que levará 30 brincantes para a apresentação que vai contar com os itens oficiais como Pajé, Cunhã-Poranga, Sinhazinha, Amo do Boi, Apresentador, Rainha do Folclore e Batucada de Guerra.

Domingo (30/6) – A banda Templários volta a se apresentar abrindo a programação no domingo (30/06), seguida da Banda Sinfônica, com regência do maestro Alex Souza. O grupo é formado por 30 alunos do Núcleo de Música Popular do Liceu Parintins, que se dividem em instrumentos de sopro e percussão, e tem repertório variado composto por músicas regionais, nacionais, internacionais e temas de filmes.

O Boi Bumbá Mineirinho – que defende as cores azul e branca, e tem a letra M como símbolo – encerrará a programação com apresentação que contará com Animador, Apresentador, Marujadinha, Levantador, Amo do Boi, Sinhazinha, Vaqueirada, Porta-Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhã-Poranga, Pajé, entre outros itens oficiais.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code