Manaus, 30 de junho de 2022
×
Manaus, 30 de junho de 2022

Geral

“Pro Dia Nascer Feliz” promove inclusão na Usina Chaminé


Pinturas abstratas, sacolas confeccionadas com feltro e TNT, pulseiras, chaveiros, toalhas, vassouras decoradas, entre outros objetos, ocupam duas salas no Centro Cultural Usina Chaminé. Os itens são frutos do trabalho de alunos da Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro, uma unidade especializada em educação especial, e fazem parte da exposição “Pro Dia Nascer Feliz”, que foi inaugurada neste sábado (14/9) e segue até o dia 29 de novembro, com entrada gratuita.

(Foto: Michel Dantas)

Com concepção do artista plástico Jandr Reis, “Pro Dia Nascer Feliz” exibe objetos produzidos em oficinas pedagógicas da unidade de educação localizada no Centro de Manaus, que trabalham a coordenação motora, psicomotora e também o lado empreendedor dos mais de 190 alunos matriculados. Presente na inauguração, o secretário da SEC, Marcos Apolo Muniz, destacou que a exposição em um espaço da secretaria promove a integração e inclusão dos alunos ao apresentar o trabalho produzido na escola à sociedade.

“A exposição se deu após sermos convidados pela professora e artista Ana Clarinda a conhecer o trabalho das crianças. Ficamos impressionados. Eles expressam através de seus traços aquilo que muitas vezes não conseguem expressar nas palavras, um trabalho muito bonito”, disse. “Resolvemos trazer estas obras e objetos para cá para realizar a exposição, com assinatura do Jandr Reis, que é um artista renomado, e disponibilizamos a eles o mesmo espaço que qualquer outro artista tem aqui, integrando eles à sociedade, e mostrando estes novos talentos. Nossos espaços estão de portas abertas para apresentar o trabalho de nossas comunidades”, ressaltou o secretário.

(Foto: Michel Dantas)

A inauguração contou com a presença dos alunos e seus familiares, que puderam presenciar o Balé Folclórico do Amazonas, com um trecho do espetáculo “Mensageiros de Francisco”. A gestora da Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro, Maria Walterlice, afirma que o sentimento é de felicidade. “Estamos muitos gratos por todo o trabalho e de ver que os nossos alunos têm um brilho, e que podem estar incluídos dentro da nossa sociedade. Tudo isso reflete no nome da exposição, queremos que amanhecer um dia mais feliz com essas ações”, declarou a gestora.

(Michel: Dantas)

Visitação – O Centro Cultural Usina Chaminé está localizado na avenida Manaus Moderna, no Centro de Manaus. O espaço fica aberto para visitação de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A exposição “Pro Dia Nascer Feliz” ficará disponível até 29 de novembro.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code