Manaus, 29 de junho de 2022
×
Manaus, 29 de junho de 2022

Geral

Orquestra de Câmara apresenta “Introdução e Allegro”, no Teatro Amazonas


Obras de Claudio Santoro, Arthur Honegger, Piotr Tchaikovsky e Maurice Ravel fazem parte do repertório de “Introdução e Allegro”, concerto que será apresentado pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) nesta terça-feira (20/08), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento tem entrada gratuita.

De acordo com o maestro Marcelo de Jesus, que regerá o concerto, o programa inicia e termina com “Introdução e Allegro”, de dois compositores diferentes. “Começamos com a obra de Santoro e terminamos com uma obra homônima de Ravel. Durante o programa passeamos por diversos períodos da música com Honegger e Tchaikovsky, um programa que é a proposta da OCA”, destaca.

Ainda como forma de homenagear o amazonense Claudio Santoro no centenário de sua morte, a OCA incluirá obras do compositor até o fim do ano.

“Após Santoro apresentamos um compositor da mesma época, Honegger, que exige uma maturidade musical e conhecimento artístico profundo da orquestra e dos solistas. Depois dessas obras complexas, chegamos na ‘Elegia’ de Tchaikovsky, do período romântico, uma música para aliviar a alma da plateia”, brinca o maestro.

A obra de Ravel, que termina o programa, será para a harpa, flauta e clarinete, explica Marcelo de Jesus. “Originalmente, a partitura incluía, além dos três solistas, um quarteto de cordas, mas Ravel chegou a permitir essa modificação”, diz o maestro. “É uma música bem diversa, porque a tradição francesa tem características bem particulares nas dinâmicas que exige e na própria forma de execução”, ressalta.

O concerto terá a participação de solistas da Amazonas Filarmônica, com Arley Raiol, na flauta; André Loves, clarinete; Diana Todorova, na harpa; e Hristo Ganev, no corne inglês. “Como sempre na OCA, damos oportunidade e visibilidade aos músicos da casa”, declara Marcelo de Jesus.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code