Manaus, 29 de junho de 2022
×
Manaus, 29 de junho de 2022

Geral

Oficinas de férias começam nesta terça-feira nos espaços culturais do Governo do Estado


A segunda temporada do “Tô de Férias na Cultura”, programação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferece oficinas gratuitas para toda a família a partir desta terça-feira (14/01). As inscrições são presenciais, com a recomendação de chegada, pelo menos, 30 minutos antes de cada ação. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável para participar. Confira detalhes da programação.

Cinema – Nesta terça (14/01), a primeira oficina é a “Cine Bolso”, que ensinará sobre produção de curtas-metragens com o celular, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro). A oficina vai até sexta-feira (17/01), das 14h às 17h, e terá uma segunda edição a ser realizada de 21 a 24 de janeiro, nos mesmos horário e local. A classificação é a partir de 14 anos.

O diretor, roteirista e gerente do Cineclube de Arte, do Departamento de Difusão Cultural da secretaria, Márcio Nascimento, ministrará a oficina. Ele diz que o objetivo é incentivar este tipo de produção audiovisual com uso de um equipamento acessível como o celular. As aulas abordarão desde o surgimento e teorias do cinema, até atividades práticas. Ao final, os alunos produzirão curtas, além de aprender sobre montagem e edição.


“O intuito é estimular iniciantes que nunca tiveram contato com a Sétima Arte. Com isso em mente, visando a utilização de celulares, estamos abrindo essa janela, que une a facilidade de aproveitar um aparelho acessível, para ministrar as técnicas usadas nas produções cinematográfica”, ressalta.

Papercraft’ – De quarta (15/01) até sexta-feira (17/01), das 14h às 17h, também no Palácio da Justiça, será ministrada a oficina “Montando a cidade de Manaus com Papercraft”, que consiste na montagem de ícones arquitetônicos da capital por meio do método de construção de objetos tridimensionais com papel. A recomendação é para crianças a partir de 10 anos.

O oficineiro será o arquiteto e designer Carlos Melo, que falará sobre técnicas de papercraft, figuras geométricas e evolução da arte, e auxiliará na construção de monumentos históricos escolhidos pelos alunos. “A oficina tem esse objetivo de despertar o interesse do aluno em conhecer e preservar nossos prédios históricos, além de ter esse primeiro contato com papercraft”, detalha.

‘Três sentidos no museu’ – Ainda nesta semana, o Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro) recebe a programação “Três Sentidos no Museu”, atividade educativa e diferenciada para grupos de crianças nos museus, além de oficinas de fotografia e pintura. Nesta sexta (17/01), das 9h às 11h, acontece “Som no Museu – Três sentidos no museu”, que terá uma experiência auditiva com equipamentos como vitrola, vinil e fita k7, com a DJ Naty Veiga. A classificação é a partir de 8 anos.


Em janeiro, “Três Sentidos no Museu” ainda terá as edições “Prendendo o Tempo”, com uma oficina fotográfica (24/01, das 13h às 15h30); e “Cores no Museu” (31/01, das 9h às 11h), todas no Palacete Provincial.

Programação – Do dia 22 ao dia 24/01, das 14h às 17h, o Centro Cultural Usina Chaminé (av. Manaus Moderna, Centro), terá a oficina “Brincando com os elementos da natureza”, que ensinará a produção de obras de arte e produtos com materiais como sementes, folhas e flores. Podem participar crianças a partir de 4 anos.

A programação ainda inclui oficinas na Biblioteca Pública do Amazonas e Galeria do Largo. As vagas são limitadas.

Confira todas as ações em: https://cultura.am.gov.br/portal/

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code