Entre os dias 3 e 5 de dezembro acontece a segunda edição da Oficina de Prevenção de Queimadas e Incêndios Florestais do Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN), que busca capacitar lideranças e comunitários das unidades de conservação dessa região para o combate a ocorrências com fogo. A atividade acontece no Espaço FVA, no município de Novo Airão, no período de 8h às 18h, e desta vez é uma realização da Fundação Vitória Amazônica (FVA), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e financiamento do WWF-Brasil.

Entre os temas que serão contemplados durante o treinamento estão: noções sobre prevenção de queimadas, combate de incêndios, primeiros socorros, climatologia e agricultura sem fogo. A oficina também vai ser um espaço para os participantes discutirem detalhes da criação de uma associação de brigadistas do Mosaico do Baixo Rio Negro, ideia apresentada pelos comunitários durante a primeira formação, realizada no mês de novembro pela SEMA.

A oficina prevê ainda momentos para a prática daquilo que for ensinado ao longo dos encontros. Os participantes passarão por um treinamento para a construção de abafadores, instrumento útil no combate aos focos de calor, e produzirão dois programas de rádio com foco na disseminação da mensagem de prevenção dos incêndios florestais nas unidades de conservação.