Manaus, 29 de junho de 2022
×
Manaus, 29 de junho de 2022

Geral

Manaus: história e arquitetura, por Otoni Mesquita


Um clássico da história de Manaus, através das intensas pesquisas e grandes estudos do escritor, professoro e artista plástico Otoni Mesquita, ganha nova tiragem pela Editora Valer. Com lançamento previsto para terça-feira, 30/4, às 18h30, e em sua 4ª edição, o livro descreve as origens, a história, a cultura e a arquitetura provincial.

Capa da 4ª edição,do livro Manaus: história e arquitetura (Foto: Divulgação)

Trata-se de um trabalho dos mais importantes sobre o tema, onde o pesquisador descreve aspectos históricos e apresenta elementos que compõem o patrimônio arquitetônico da capital do Amazonas. O autor conta que, “O livro é resultado do trabalho de mestrado, na pós-graduação História e Critica da Arte, realizada no Rio de Janeiro, entre 1989 e 1992. A primeira edição foi tirada pela Universidade do Amazonas, em 2007, também através da editora Valer.”

Basicamente uma discussão em torno de discursos e melhoramentos na cidade de Manaus, a rede elétrica, distribuição de água, telefone, embelezamento das praças, calçamento e outros, são tópicos analisados pelo escritor, ” Mas sobretudo, a animação em torno do Teatro Amazonas, que era uma das peças principais do plano de embelezamento da cidade de Manaus.” explica Otoni.

GRANDE ESCOLHA 

No mês de abril, o escritor, professor e artista plástico, Otoni Mesquita foi eleito por meio de votação dos imortais da Acadêmia Amazonense de Letras (AAL), para receber a Medalha Péricles de Moraes, e ao Portal Mazé Mourão, o agraciado conta a sensação de ter sido escolhido “Fico lisonjeado por ter sido indicado a recebê-la. Também, muito feliz de ter o reconhecimento do meu trabalho artístico. Digo que desenvolvo desde 1975, com muitas exposições. Pra mim é um coroamento. Fico muito feliz com a lembrança.”.

Otoni Mesquita (Foto: Divulgação/Internet)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code