Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Hora de se exercitar em casa


Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, para as pessoas permanecerem em casa, em isolamento social, para evitar a disseminação da Covid-19, o educador físico e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero, destaca a importância de exercitar-se durante o período, para aliviar o estresse e ansiedade, além de aumentar a imunidade.

“Brincar com os filhos e com os animais domésticos e mesmo nas tarefas diárias. Qualquer intervalo na TV, a pessoa deve se levantar e se movimentar. Pode colocar uma música que gosta e dançar. As pessoas não fazem ideia da diferença que isso faz nesta nova rotina”, disse Roggero.

Neste momento, o mais indicado é preferir treinos de intensidade leve a moderada. Isso porque, de acordo com o educador físico, exercícios pesados ou intensos podem diminuir a imunidade, enquanto a atividade física regular e moderada, quando aliada a uma boa alimentação e períodos de sono de qualidade, tem o efeito de fortalecer o sistema imunológico.  A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana.

(Foto: Divulgação)

Exercícios

Aproveitar um espaço livre em casa e iniciar uma sessão de alongamento é o primeiro passo. “Sentado, com os dois pés no chão, estique uma das pernas e leve as duas mãos até que toque o pé. Vá e volte dez vezes. Depois, é só trocar para a outra perna e repetir o mesmo movimento”, orienta.

(Foto: Reprodução internet)

Em seguida, em pé, levante o joelho e estabilize o abdômen. Braços cruzados em relação ao joelho erguido, na ‘posição de corredor’. Em seguida, toque o pé da perna que permaneceu estendida. O joelho permanece erguido. Mantenha o equilíbrio. Toque, e volte para a posição inicial. Repita o movimento por algumas vezes e troque de lado.

(Foto: Reprodução Internet)

Outra dica de Roggero é o movimento conhecido como skipping baixo, bastante utilizado em treinamento de técnica de corrida. Com o tronco levemente inclinado para frente, levante uma da pernas o suficiente para retirar o pé do chão. O braço deve seguir o movimento da perna oposta. Você pode repetir o movimento continuamente, de forma acelerada, como se estivesse ‘correndo no mesmo lugar’.

skipping baixo (Foto: Reprodução internet)

Posteriormente, Roggero indica iniciar séries de flexões, agachamentos, abdominais e pranchas, exercícios utilizados para fortalecer os membros superiores, inferiores e o core. “O ideal é que as pessoas pratiquem exercícios que já possuem familiaridade para que façam os movimentos de forma correta para evitar lesões”, enfatiza o educador.

15 variações do exercício flexões

Flexões (Foto: Reprodução Internet)

 

Agachamento: para que serve e como fazer corretamente - Tua Saúde

Agachamento (Foto: Reprodução Internet)

Desafio da Prancha - 21 dias para Chapar a Barriga!

Prancha (Foto: Reprodução Internet)

 

Com Informações da Assessoria de Comunicação da Academia Fórmula.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + quinze =