Na semana passada, falei aqui, para vocês, como algumas das maiores marcas de moda foram impactadas com a nova pandemia (link) do COVID-19 (Coronavírus). Hoje eu quero ressaltar algumas das boas ações que estão ajudando as cidades e as pessoas a enfrentarem esse novo vírus. E nada melhor que começar com a casa de perfumaria mais brasileira que já existiu: O Boticário.

O Grupo Boticário – que detém as marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box – vai doar 1,7 tonelada de álcool gel ao sistema de saúde pública de Curitiba (PR), cidade onde fica a sede da empresa. O produto doado será o de concentração 78% de álcool etílico e, de acordo com a nota oficial do Grupo, será intensificado ainda a produção do álcool gel em suas fábricas para que não haja falta desse item no mercado.

Álcool em Gel d’O Boticário [FOTO: Divulgação]

Fábrica O Boticário em São José dos Pinhais (PR) [FOTO: Guilherme Pupo, Divulgação]

Já o Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) vão receber ajuda da Cervejaria Ambev, que anunciou na quarta-feira passada (18) que vai transformar uma de suas linhas de produção para fabricar etanol e garrafas com a meta de distribuir 500 mil unidades de álcool gel em unidades hospitalares dessas capitais.

Segundo a nota da empresa, estes estados foram escolhidos porque devem concentrar a maioria dos casos da doença nas próximas semanas. A Ambev também se responsabilizará pela logística de entrega do produto nos hospitais, e a organização deve dividir em cerca de 5 mil unidades para cada hospital público dessas regiões.

Álcool em Gel da Ambev [FOTO: Divulgação]

Outra marca nacional que anunciou uma pausa na produção de itens patenteados para fabricar etanol foi a gaúcha QOD Cosmetics. Durante 10 dias, a empresa vai substituir xampus e condicionadores por álcool gel com 70% de concentração, que será envasado nas próprias embalagens da linha como mostra a foto publicada no Instagram.

Os produtos serão vendidos por um preço acessível (R$1,99) e exigirá lote mínimo de 100 unidades. Segundo a QOD, a ideia é atingir outras empresas e instituições que desejam realizar doações à comunidade.

Anúncio da QOD Cosmetics [FOTO: Reprodução/ Instagram]

No mundo

O Grupo LVMH – que abriga marcas de artigos de luxo como Luis Vuitton, Tiffany & Co., Bvlgari, Moët & Chandon, entre outras – demonstrou que vai entrar na linha de frente do combate contra o Coronavírus na França. Três fábricas que produzem linhas de perfumes como Dior e Givenchy foram destinadas para a produção de álcool gel e o produto será inteiramente doado para autoridades francesas de saúde.

O anúncio foi feito no último domingo (15), e a produção já começou na segunda-feira passada (16). De acordo com alguns sites franceses, lotes do produto já até foram entregues e estão sendo distribuído gratuitamente em hospitais.

Além disso, o LVMH anunciou no sábado (21) a compra de 40 milhões de máscaras cirúrgicas, que serão integralmente repassados para o serviço saúde para distribuição a quem necessitar. Um dos países europeus mais afetados pela pandemia, a França já registrou mais de 19 mil casos e 860 mortes por COVID-19, com dados atualizados hoje (23).

Bernard Arnault, diretor executivo do Grupo LVMH [FOTO: Reprodução]

O que fazer com tanto álcool gel?

Com a produção em larga escala de álcool gel e essa preocupação mútua com a higienização, eu fui procurar saber por quê é tão importante que as pessoas utilizem o produto na higiene das mãos e como isso evita a contaminação com o COVID-19.

Para o Dr. Antonio Magela, infectologista e Diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-AM), que foi com quem conversei, “a lavagem frequente das mãos é um dos mecanismos mais eficientes que se conhece para evitar a transmissão de agentes infecciosos”. Veja o vídeo.

Ainda segundo Magela, higienizar as mãos “é um procedimento simples, mas que deve ser feito de maneira correta”. Por isso, procure qualquer tutorial na internet e execute-o sempre que lembrar ou ao entrar em contato com qualquer pessoa. Vamos nos cuidar, galera! Se fizermos isso nesse momento, só precisaremos fazer essa vez.

Leia também...