Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Grandes marcas contra o Coronavírus

Durante a corrida pela vacina, marcas nacionais e mundiais juntam-se a população de diversos países em um processo de cooperação na luta contra o COVID-19 (Coronavírus)


Na semana passada, falei aqui, para vocês, como algumas das maiores marcas de moda foram impactadas com a nova pandemia (link) do COVID-19 (Coronavírus). Hoje eu quero ressaltar algumas das boas ações que estão ajudando as cidades e as pessoas a enfrentarem esse novo vírus. E nada melhor que começar com a casa de perfumaria mais brasileira que já existiu: O Boticário.

O Grupo Boticário – que detém as marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box – vai doar 1,7 tonelada de álcool gel ao sistema de saúde pública de Curitiba (PR), cidade onde fica a sede da empresa. O produto doado será o de concentração 78% de álcool etílico e, de acordo com a nota oficial do Grupo, será intensificado ainda a produção do álcool gel em suas fábricas para que não haja falta desse item no mercado.

Álcool em Gel d’O Boticário [FOTO: Divulgação]

Fábrica O Boticário em São José dos Pinhais (PR) [FOTO: Guilherme Pupo, Divulgação]

Já o Distrito Federal (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) vão receber ajuda da Cervejaria Ambev, que anunciou na quarta-feira passada (18) que vai transformar uma de suas linhas de produção para fabricar etanol e garrafas com a meta de distribuir 500 mil unidades de álcool gel em unidades hospitalares dessas capitais.

Segundo a nota da empresa, estes estados foram escolhidos porque devem concentrar a maioria dos casos da doença nas próximas semanas. A Ambev também se responsabilizará pela logística de entrega do produto nos hospitais, e a organização deve dividir em cerca de 5 mil unidades para cada hospital público dessas regiões.

Álcool em Gel da Ambev [FOTO: Divulgação]

Outra marca nacional que anunciou uma pausa na produção de itens patenteados para fabricar etanol foi a gaúcha QOD Cosmetics. Durante 10 dias, a empresa vai substituir xampus e condicionadores por álcool gel com 70% de concentração, que será envasado nas próprias embalagens da linha como mostra a foto publicada no Instagram.

Os produtos serão vendidos por um preço acessível (R$1,99) e exigirá lote mínimo de 100 unidades. Segundo a QOD, a ideia é atingir outras empresas e instituições que desejam realizar doações à comunidade.

Anúncio da QOD Cosmetics [FOTO: Reprodução/ Instagram]

No mundo

O Grupo LVMH – que abriga marcas de artigos de luxo como Luis Vuitton, Tiffany & Co., Bvlgari, Moët & Chandon, entre outras – demonstrou que vai entrar na linha de frente do combate contra o Coronavírus na França. Três fábricas que produzem linhas de perfumes como Dior e Givenchy foram destinadas para a produção de álcool gel e o produto será inteiramente doado para autoridades francesas de saúde.

O anúncio foi feito no último domingo (15), e a produção já começou na segunda-feira passada (16). De acordo com alguns sites franceses, lotes do produto já até foram entregues e estão sendo distribuído gratuitamente em hospitais.

Além disso, o LVMH anunciou no sábado (21) a compra de 40 milhões de máscaras cirúrgicas, que serão integralmente repassados para o serviço saúde para distribuição a quem necessitar. Um dos países europeus mais afetados pela pandemia, a França já registrou mais de 19 mil casos e 860 mortes por COVID-19, com dados atualizados hoje (23).

Bernard Arnault, diretor executivo do Grupo LVMH [FOTO: Reprodução]

O que fazer com tanto álcool gel?

Com a produção em larga escala de álcool gel e essa preocupação mútua com a higienização, eu fui procurar saber por quê é tão importante que as pessoas utilizem o produto na higiene das mãos e como isso evita a contaminação com o COVID-19.

Para o Dr. Antonio Magela, infectologista e Diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-AM), que foi com quem conversei, “a lavagem frequente das mãos é um dos mecanismos mais eficientes que se conhece para evitar a transmissão de agentes infecciosos”. Veja o vídeo.

Ainda segundo Magela, higienizar as mãos “é um procedimento simples, mas que deve ser feito de maneira correta”. Por isso, procure qualquer tutorial na internet e execute-o sempre que lembrar ou ao entrar em contato com qualquer pessoa. Vamos nos cuidar, galera! Se fizermos isso nesse momento, só precisaremos fazer essa vez.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 14 =