O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc), em parceria com TV Encontro das Águas, iniciou, nesta segunda-feira (23/03), a transmissão de conteúdo escolar via internet e TV aberta para 180 mil alunos de Manaus e mais quatro municípios do interior, por meio do programa “Aula em Casa”. Lançado pelo governador Wilson Lima na última sexta-feira (20/03), o programa oferece ensino a distância na rede pública como forma de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19), além de evitar mais atrasos no calendário escolar.

O sistema integrado entre o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) da Seduc e a TV Encontro das Águas possibilitou aulas em três canais de televisão aberta e em plataformas online; transmitindo para Manaus Iranduba, Manaquiri, Careiro da Várzea e Rio Preto da Eva.

“A nossa ideia era oferecer de forma gratuita os alunos. Então a gente fez um estudo para fazer a multiprogramação no nosso canal, já que nós podemos, por sermos uma emissora pública e afiliada à EBC, que é a emissora pública do Governo Federal. Abrimos novos canais, e a gente está conseguindo transmitir, aonde conseguia transmitir só o nosso canal, a gente está conseguindo transmitir o nosso canal e mais três canais, para o pessoal poder assistir às aulas em casa”, frisou o diretor técnico da TV Encontro das Águas, Henrique Camargo.

As aulas são realizadas no Cemeam e transmitidas nos canais de televisão que recebem sinal da TV Encontro das Águas. O aparelho de TV deve dispor de sinal digital. Para as aulas do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio será utilizado o canal 2.1. Já os conteúdos de 7º e 9º do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio estarão no canal 2.2; e, para a 3ª série do Ensino Médio, basta sintonizar no canal 2.3.

“Quem usa o conversor externo, alguns modelos fazem a busca automática de canais. Para quem tem conversor externo, é preciso fazer a busca de canais. Basicamente a gente precisa buscar um botão de menu ou de configuração, entrar no menu, ou instalação conforme aparece na tela do televisor e colocar em busca, procura ou sintonia automática, apertar e esperar que o televisor vai fazer a busca e vai aparecer esses canais”, orientou o diretor técnico.

O Governo do Amazonas estuda alternativas para os demais municípios do estado não cobertos pelo sinal da TV Encontro das Águas. As aulas da rede estadual de ensino em todo estado estão suspensas por 15 dias. A Secretaria de Educação vem divulgando as orientações necessárias para o acesso às plataformas digitais, horários e canais no site da pasta: www.educacao.am.gov.br.