Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah vence Prêmio Nobel de Literatura

Ele cresceu na ilha de Zanzibar, mas chegou na Inglaterra como refugiado no final dos anos 60.


O escritor natural da Tanzânia Abdulrazak Gurnah ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura, anunciado pela Academia Sueca. Gurnah consegue, assim, um dos maiores reconhecimentos na área para um escritor em vida. 020

De acordo com a AFP, a premiação considerou a escrita de Gurnah como “”empática e sem compromissos dos efeitos do colonialismo e o destino dos refugiados presos entre culturas e continentes”. Entre suas obras, Gurnah tem os títulos “Paradise” e “Desertion”, escritos em inglês.

(Foto: Simone Padovani/Awakening/Getty Images)

O primeiro conta a história de Yusuf, de 12 anos, retirado do seu lar na região rural e vive na África Ocidental pré-colonial, descrito como “a história da maioridade de um menino africano, uma trágica história de amor e um conto da corrupção da tradição africana pelo colonialismo europeu”.

Já “Desertion” mostra Hassanali conhecendo um inglês que desmaia a seus pés no deserto. O homem é um escritor que acaba se apaixonando pela irmã de Hassanali, um caso de amor que faz simetria à situação do arquipélago semiautônomo de Zanzibar — “um país lutando com seu legado complicado de escravidão e domínio estrangeiro”. Zanzibar é a terra natal da atual presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, a primeira mulher chefe de Estado da história do país. Então vice, ela tomou posse este ano após a morte do presidente John Magufuli.

Entre os autores que já venceram o Nobel de Literatura estão Ernest Hemingway, Gabriel Garcia Márquez e Toni Morrison, poetas como Pablo Neruda, Joseph Brodsky e Rabindranath Tagore e dramaturgos como Harold Pinter e Eugene O’Neill. O prêmio de Literatura é o quarto Nobel anunciado nesta semana: já foram entregues os prêmios de Medicina, de Física e de Química. Amanhã será anunciado o Prêmio Nobel da Paz.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =