Manaus, 3 de julho de 2022
×
Manaus, 3 de julho de 2022

Geral

É lavabo ou banheiro?

Dois espaços completamente diferentes podem ocupar uma casa e uma residência e facilitar o cotidiano


Faz tempo que a dúvida entre qual a diferença do lavabo para o banheiro permeia a cabeça das pessoas. Como pode dois espaços tão semelhantes ocuparem funções diferentes? A arquiteta Mylena Bonfim explica que existe sim diferença e é mais comum do que se imagina.

“O lavabo, geralmente, possui vaso sanitário, cuba para lavar as mãos e não conta com chuveiro. O ambiente é destinado às visitas breves e fica próximo a parte social da casa. São considerados o cartão de visita de uma residência ou estabelecimento comercial”, comenta ela.

Ainda de acordo com a arquiteta, os lavabos têm que seguir a decoração da casa, seja ela clássica ou contemporânea. “Neles, é possível até dar uma ousada na ambientação, pois não é algo que você sempre irá ver, podendo enjoar com o tempo. Ele tem que mostrar a que veio, impactar. Podemos usar papeis de parede, espelhos, pedras e uma infinidade de produtos. Vai depender do estilo, tamanho e investimento financeiro”.

Já os banheiros, como possuem ‘área molhada’, por conta do chuveiro, se faz necessário o uso de um revestimento que suporte água tais como porcelanatos, pastilhas e mármores.

“Geralmente os banheiros seguem a personalidade do usuário, ou seja, as cores e estilos são adequados a quem irá utilizar. Mas é importante observar questões de segurança como pisos escorregadios, revestimento na parede de fácil limpeza, manutenção, adequar uma boa iluminação na bancada, de preferência vinda frontal para facilitar o barbear e o processo de maquiagem, por exemplo”, explica Mylena.

Segundo ela, as feiras de arquitetura nacionais pelas quais passou recentemente, tem utilizado muito em suas bancadas, não apenas louças, mármores e porcelanatos, mas também o ferro. “Ele dá um ar industrial ao ambiente. Além disso, revestimentos com texturas e impressões estão cada vez mais próximos da realidade. Grandes formatos possibilitando uma paginação mais limpa e com menos recortes”.

Para a especialista, no banheiro não pode faltar uma boa iluminação e um bom espaço no box. Já no lavabo, a ousadia. “Hoje, os fabricantes estão super preocupados com o consumo desnecessário de água. Então, existem caixas acopladas inteligentes, assim como torneiras com temporizador, o que dá um charme ainda maior aos espaços”.

E para quem acha que só existe banheiro e lavabo, está muito enganado! Inúmeros projetos arquitetônicos contam, ainda, com a sala de banho. “Sempre existiu. É como se fosse estar em um banheiro, mas nela você pode colocar um spa, banheira, sofás e poltronas, área para massagem, além da pia, do chuveiro e do vaso”, finaliza ela.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code