Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Documentário premiado “Meu Amigo Fela” chega às plataformas digitais


O documentário musical “Meu Amigo Fela” sobre o músico Fela Kuti chega agora às plataformas digitais Vivo Play, iTunes, Google Play, Now e Looke.Dirigido pelo brasileiro Joel Zito Araújo (“A Negação do Brasil” e “As Filhas do Vento), o filme já percorreu festivais no Brasil, no exterior e estreou nos cinemas em novembro do ano passado. Veja o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=uUR1d0nAUxU

Nascido na Nigéria em outubro de 1938, Fela estudou música em Londres e se tornou uma lenda em seu país. O documentário traz uma nova perspectiva sobre ele, considerado um dos maiores nomes da música africana e o criador do afrobeat.

Na história acompanhamos a complexidade de sua vida, desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

Kuti faleceu em agosto de 1997 em decorrência de uma complicação devido ao vírus HIV.

Prêmios internacionais

“Meu Amigo Fela” ganhou o Prêmio Paul Robeson, como o Melhor Filme realizado na diáspora africana (o que significa fora da África) no Fespaco (Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou) de Burkina Faso, que é o maior festival de cinema africano, realizada a cada dois anos. Por lá, o documentário já é considerado um dos 15 melhores filmes do ano, apesar de ter sido concebido e dirigido por um diretor afro-brasileiro.

“Meu Amigo Fela” também foi contemplado com o “Prêmio Especial de Júri — Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens” no “Festival É Tudo Verdade” e ainda o prêmio de Melhor Documentário do Festival “Ecrans Noirs” do Camarões. E ainda participou de festivais importantes como o BFI London Film Festival, International Film Festival Rotterdam e o The Durban International Film Festival.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =