Manaus, 2 de julho de 2022
×
Manaus, 2 de julho de 2022

Geral

Dia Nacional da Cultura terá programação especial


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa celebrará o Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), com extensa programação no Largo de São Sebastião. No espaço haverá apresentações de teatro, música, performances circenses, entre outras artes. As atividades se estenderão para o entorno, abrangendo a Casa das Artes, o Teatro Amazonas, a extensão da rua José Clemente e o Centro Cultural Palácio da Justiça. O vice-governador e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, participará da abertura da programação do evento nesta terça-feira, a partir das 17h30. O acesso é gratuito.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a diversidade do evento. “O Brasil é multicultural e, na data em que se celebra essa pluralidade, tentamos reunir representantes de várias linguagens no Largo, que é tradicional palco de manifestações artísticas e culturais da cidade, um espaço democrático e de fácil acesso também”.

Um palco será montado na Lira do Teatro (área entre as escadarias) e por ele passarão Anjinho e Cocada, com um show de humor; o ventríloquo Odney e o boneco Luizinho, em uma performance teatral; assim como o Maracatu Baque Mulher e a banda The Stone Ramos, que comandarão a parte musical do evento.

Na área do Monumento à Abertura dos Portos, o público também poderá fazer fotos com um casal de atores que circulará pelo espaço com figurino da Belle Epoque. Na Banca do Largo, haverá apresentações do saxofonista Dom Carioca e do mágico Davis. O projeto Mania de Ler vai tomar conta da Casa das Artes com a Estação da Leitura, Biblioteca Volante e Banco do Livro.

Seguindo pela extensão da rua José Clemente, o público encontrará apresentação circense com Os Sombras, pintura ao vivo com o artista plástico Marcelo Ramos, desenho ao vivo com o cartunista Eunuquis Aguiar, performance do grupo Capoeira Matumbé; e desenho ao ar livre com instrutores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

“Três instrutores do Liceu vão orientar as pessoas que quiserem participar da atividade de desenho ao ar livre. Vamos disponibilizar cavaletes, pranchetas, pastel seco, carvão vegetal, todo o material”, afirma Juliana Mascarin, coordenadora do Núcleo de Artes Visuais do Liceu. “Faremos o desenho de observação, vamos pedir para que os participantes observem o entorno do Largo e o retratem. No final, eles poderão levar a obra como recordação”.

Exposição – Já no Centro Cultural Palácio da Justiça acontecerá, às 19h, a abertura de “Manaus Contemporânea 350”, mostra coletiva que reúne 107 obras de 41 artistas fotográficos, entre eles Anderson Yamada, Adriana de Lima, Alex Borja, Gisele Gomes, Jimmy Christian, Keyla Serruia, Letícia Maya, Ruth Jucá, Sérgio Corrêa e Walter Mendes. A exposição continuará aberta para visitação até 5 de fevereiro de 2020, no horário de funcionamento do Palácio da Justiça: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 9h às 14h.

Festival Amazonas de Dança – Finalizando a programação do Dia Nacional da Cultura, acontecerá a abertura do 9º Festival Amazonas de Dança, no Teatro Amazonas, com a estreia do Balé Jovem Claudio Santoro, que apresentará duas coreografias: “Suíte Retratos”, em parceria com a Orquestra de Violões do Amazonas, sob regência do maestro Davi Nunes; e mostra parcial do espetáculo “Grito”, com coreografia de Adriana Goes e direção artística de Baldoino Leite.    

A noite contará ainda com a apresentação o espetáculo “Ingênuo Amor”, de Reysson Brandão e com coreografia de Juliana Borges.

Homenagem a Rui Barbosa – O Dia Nacional da Cultura é celebrado em todo o país desde 1970, ano em que foi instituído pela Lei nº 5579, em comemoração ao nascimento de Rui Barbosa (1849-1923), importante jurista, escritor, jornalista e diplomata brasileiro. Rui Barbosa também foi presidente da Academia Brasileira de Letras.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code