Manaus, 4 de julho de 2022
×
Manaus, 4 de julho de 2022

Geral

Cosama e tricicleiros de Parintins iniciam distribuição gratuita de água à população

Cerca de 20 mil copos personalizados serão entregues nas ruas da cidade, durante a semana do festival


A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) iniciou, nesta terça-feira (21/06), em parceria com os tricicleiros de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), uma ação que vai distribuir aproximadamente 20 mil copos com água tratada à população nas ruas até o domingo (26/06), último dia do 55º Festival Folclórico da cidade. Além de possibilitar economia aos brincantes, turistas e torcedores dos bois-bumbás, a ação gera renda para os tricicleiros, que aproveitam o fluxo de visitantes no período da festa para ampliar os lucros.

(Foto: Filipe Augusto/Cosama e Bruno Zanardo/Secom)

Participam da iniciativa profissionais da Associação dos tricicleiros de Parintins (ATPIN); e da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP). “Essa ação visa minimizar os custos dos torcedores, da galera, da população, distribuindo água tratada e própria para o consumo. A Cosama vai atuar nos principais pontos turísticos da cidade de Parintins, na catedral, aeroporto, praças, próximo ao Bumbódromo, entre outros”, disse Kellen Pereira, diretora administrativa e financeira da Cosama.

Cada triciclo vai para as ruas abastecido com um isopor contendo gelo e os copos com água. Um técnico da Cosama acompanha as entregas durante toda a ação. A água distribuída é produzida pela primeira envasadora de água tratada implantada pelo Estado no município de Manaquiri (a 60 quilômetros da capital) por meio da Cosama. A unidade foi inaugurada pelo governador Wilson Lima no dia último dia 10 de junho.

(Foto: Filipe Augusto/Cosama e Bruno Zanardo/Secom)

Novidade

Há oito anos atuando como tricicleira, Jocirene Cavalcante, 60, conta que estava acostumada a transportar passageiros, mas que pela primeira vez têm a oportunidade de levar água para quem enfrenta o sol de Parintins nas ruas. “É uma experiência também para a gente, trabalhar com a água entregue gratuitamente para as pessoas que vão precisar. Para mim é uma novidade”, disse.

Ela ressalta ainda que a categoria tem se sentido mais valorizada com pacote de ações direcionadas à classe pelo Governo do Estado, que incluem fardamento novo, triciclos reformados e capacitações. “É muito importante o governador ter dado esse apoio, ele sempre deu (apoio) para a gente. Então é muito gratificante para todos nós da classe, e para Parintins também, para a festa do boi. Estou feliz, eu gosto de trabalhar com o público, de estar no meio do público, me sinto bem e feliz”, acrescentou Jocirene.

Outras ações

Além da distribuição nas ruas, a Cosama fará a entrega de copos personalizados dos bois no aeroporto e nas filas das arquibancadas de Caprichoso e Garantido, nos três dias de apresentações. Na noite da segunda-feira (20/06), em uma ação inédita, o Governo do Amazonas entregou 70 mil copos com água tratada aos presidentes dos bois. Os copos serão distribuídos aos trabalhadores, aos brincantes e às torcidas dos bumbás, nas três noites do 55º Festival Folclórico da cidade.

(Foto: Filipe Augusto/Cosama e Bruno Zanardo/Secom)

 

(Foto: Filipe Augusto/Cosama e Bruno Zanardo/Secom)

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code