Manaus, 2 de julho de 2022
×
Manaus, 2 de julho de 2022

Geral

Comida di Buteco completa 20 anos de comemoração

De 12 de abril a 05 de maio acontece o Concurso Comida di Buteco, com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz


Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o melhor buteco do Brasil.

20 anos de Comida di Buteco (Foto: Divulgação)

A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso.

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcar abril como mês do buteco no Brasil.

Negócio de impacto

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem. Começa no Buteco que não paga para participar tendo a indústria como a grande financiadora (patrocinadores), envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes se legaliza , envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro). O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.

“Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” conta Paulo Solmucci, Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Como funciona

Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2019. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias, que são elas: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias da primeira etapa. Cada campeão recebe 3 jurados, sendo um jurado da sua cidade e dois de outras cidades. Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code