Manaus,
×
Manaus,

Brasil e Mundo

Circuito Cultural “O Cavaleiro da Armadura de Sol” chega ao interior do Amazonas

Com espetáculo, debates e oficinas, projeto será apresentado nos municípios de Rio Preto da Eva, Autazes e Iranduba


Estimular a troca de experiências e a difusão da arte. É esse o objetivo do circuito cultural “O Cavaleiro da Armadura de Sol”, de autoria da atriz, diretora de teatro e produtora cultural Ana Cláudia Motta, que chega aos municípios de Rio Preto da Eva, Autazes e Iranduba a partir desta segunda (14), com espetáculo homônimo, debates e oficinas de formação e fomento à pesquisa e produção teatral.

(Foto: Divulgação)

O destaque da proposta – que conta também com o apoio da Associação ArtBrasil, do Centro Cultural Barravento e das Prefeituras Municipais de Rio Preto da Eva, Autazes e Iranduba – fica por conta do espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”, uma deliciosa comédia que acumula em seu currículo diversos prêmios, dentre eles os de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator e Pesquisa de Jogo Cênico, conquistados no 9º Festival de Teatro da Amazônia, em 2012.

Destinada a todos as faixas etárias, a peça traz três saltimbancos/contadores de histórias, que se encontram coincidentemente no mesmo lugar e começam a contar a história de um cavaleiro preso em sua própria armadura. Sem conseguir se libertar pelos meios tradicionais, ele é obrigado a partir em uma jornada, que, ao invés de ocorrer em lugares ermos e diferentes, acontece dentro dele mesmo, configurando-se na mais difícil de todas as suas aventuras.

(Foto: Divulgação)

Segundo Ana Cláudia – que também responde como diretora da atração –, o espetáculo fala sobre as máscaras sociais criadas pelo ser humano durante sua caminhada de vida para atender às expectativas alheias.

De acordo com ela, a proposta da peça é mostrar que as pessoas devem se despir dessas ‘armaduras’ para viverem suas próprias essências. Nesse cenário, ao final de cada apresentação, os apaixonados pelo mundo do teatro poderão participar de um debate com a diretora e com o elenco para falarem justamente sobre suas vivências.

Oficinas

Confecção e Manipulação de Bonecos, Teatro de Objetos e Montagem de Espetáculos com Formas Animadas compõem a lista de oficinas do circuito cultural, que serão ministradas pelo ator, diretor de teatro, cenógrafo, aderecista e bonequeiro Hely Pinto. O artista atua dentro e fora do estado há 25 anos e reúne na sua trajetória vários prêmios importantes no cenário artístico local.

(Foto: Divulgação)

O objetivo geral das oficinas é fomentar iniciativas de pesquisa e produção que proporcionem uma efervescência artística dentro dos municípios, com produções culturais dentro dos próprios municípios.

Rio Preto da Eva é a primeira cidade a contemplar a programação. O município recebe o espetáculo e as oficinas nos dias 14, 15 e 19 de junho. Já Autazes será palco da apresentação teatral nos dias 17, 18 e 20 de junho, enquanto Iranduba é o último destino do circuito, recebendo a programação nos dias 15, 16 e 17 de julho.

Programação

Rio Preto da Eva

Oficina 1 – Confecção e Manipulação de Bonecos: 14 e 15 de junho, de 14 às 17h

Oficina 2 – Teatro de Objetos: 15 de junho, de 8h às 11h

Oficina 3 – Montagem de Espetáculos com formas animadas: 15 de junho, de 18h às 21h

Apresentação do Espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”: 19 de junho, às 17h

Debate/Vivência: 19 de junho, às 18h

Autazes

Oficina 1 – Confecção e Manipulação de Bonecos: 17 e 18 de junho, de 14 às 17h

Oficina 2 – Teatro de Objetos: 18 de junho, de 8h às 11h

Oficina 3 – Montagem de Espetáculos com formas animadas: 18 de junho, de 18h às 21h

Apresentação do Espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”: 20 de junho, às 17h

Debate/Vivência: 20 de junho, às 18h

Iranduba

Oficina 1 – Confecção e Manipulação de Bonecos: 15 e 16 de julho, de 14 às 17h

Oficina 2 – Teatro de Objetos: 16 de julho, de 8h às 11h

Oficina 3 – Montagem de Espetáculos com formas animadas: 16 de julho, de 18h às 21h

Apresentação do Espetáculo “O Cavaleiro daArmadura de Sol”: 17 de julho, às 17h

Debate/Vivência: 17 de julho, às 18h

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dezessete =