Manaus, 30 de junho de 2022
×
Manaus, 30 de junho de 2022

Geral

Balé Folclórico do Amazonas apresenta ‘Dança do Sol’ com homenagem


O Balé Folclórico do Amazonas (BFA), Corpo Artístico da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, inicia as apresentações de 2020 com “Dança do Sol”, nesta quarta-feira (19/02), às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita e classificação livre.

O espetáculo, que é baseado em uma pesquisa do escritor e professor amazonense Mário Ypiranga Monteiro, sobre os índios Arara, terá um momento de homenagem ao bailarino e coreógrafo Flávio Soares, que faleceu no início deste ano.

Na adaptação de “A Dança do Sol”, o balé fala sobre a adoração ao deus Sol pelo olhar dos indígenas. O espetáculo estreou em 2017 e teve a coreografia assinada pelo homenageado e por Conceição Souza, diretora do BFA.

“Nada mais justo que esta homenagem ao Flávio, que fez parte do Balé Folclórico e contribuiu com esta coreografia. Ao final, faremos uma projeção em um telão com vários momentos dele, criando, dando aula e se apresentando. Convidamos, também, a turma da escola que ele deu aula e esperamos um momento bem bonito ao final da apresentação”, ressalta Conceição.

Homenageado

Flávio Soares iniciou a carreira na dança aos 18 anos, com a professora Rosiman Monteverde, passando em seguida para o Grupo Espaço de Dança do Amazonas (Gedam), dirigido por Conceição Souza, onde consolidou a carreira como bailarino.

Em 1998, ele fez audição para o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), quando a companhia era dirigida por Joffre Santos, onde permaneceu até 2010.

Em 2013, ingressou como maître no Balé Folclórico do Amazonas, onde permaneceu até janeiro deste ano. Em 2017, estreou o espetáculo “A Dança do Sol”, que assinou em parceria com Conceição Souza, diretora da companhia.

Em um de seus últimos trabalhos, no final de 2019, Flávio acompanhou o Balé Folclórico na primeira edição da “Expedição Cultural”, quando a companhia passou 15 dias viajando pelo interior do Estado, levando espetáculos e oficinas de dança para os municípios de Borba, Nova Olinda do Norte e Autazes.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code