A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições Gerais se reuniu com representantes de partidos políticos, entidades fiscalizadoras, imprensa e outros representantes de coligações federações e órgãos, para detalhar a logística, transporte, segurança e auditoria das urnas eletrônicas. A reunião, realizada no Fórum Eleitoral de Manaus, foi conduzida por Marcelo Vieira, desembargador eleitoral, e Melissa Lavareda, diretora-geral do TRE-AM.
Kleber Merklein, servidor do TRE-AM, foi o responsável por apresentar o cronograma de auditoria das urnas que inclui desde a abertura do código fonte, realizada antes da eleição, teste público de segurança, teste de configuração e uma das fases mais importantes do processo, o teste de integridade. A partir de cédulas previamente preenchidas, o ‘Teste de Integridade’ acontece a simulação de uma votação eleitoral em urnas sorteadas, ao fim da votação os resultados são comparados com os mostrados no boletim de urna com os apurados nas cédulas. Merklein lembrou ainda que a população pode ter acesso ao boletim impresso pela urna na seção eleitoral através do aplicativo “Boletim na Mão”.
Seguindo a Resolução TSE nº 23.673/2021, as urnas de Zonas Eleitorais de Manaus, Autazes, Careiro, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão e Presidente Figueiredo farão parte do sorteio. Os locais foram definidos pela viabilidade logística.
Comissão
Participaram também da mesa principal da reunião o juiz Cássio André Borges dos Santos, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli; a juíza auxiliar da Presidência da Corte Eleitoral, Lídia de Abreu Carvalho; o secretário de Tecnologia da Informação, Ivan Carneiro; a coordenadora da CAVE, Marilza Moreira, e o representante da STI junto à Comissão, Kleber Merklein.