Aqui nos EUA, fevereiro é o Mês da História Negra, que começou como uma forma de relembrar pessoas e acontecimentos importantes na história da diáspora africana. Com a trágica morte de George Floyd no ano passado, muita gente se chocou, diversas marcas se pronunciaram, mas nada de concreto foi feito.
Até que surgiu o movimento “Pull Up fo Change”, criado pela CEO da UOMA Beauty, Sharon Chuter. Ela, como mulher negra, acredita que a mudança deve ser feita de dentro pra fora, portanto lançou a campanha nas redes sociais desafiando as empresas a revelar a quantidade de empregados negros que têm em seu quadro de funcionários e os cargos que ocupam. A iniciativa tomou grandes proporções, o que levou a centenas de marcas a admitir suas falhas, assim como trouxeram outras situações à tona.
Make it Black
Dito isso, a iniciativa se transformou em algo tangível, principalmente para quem gosta de maquiagem, já que o desafio virou “Make It Black”. Dessa vez, diversas marcas de beleza lançaram produtos com embalagens especiais e toda a renda obtida será revertida para fomentar criadores e fundadores negros de empresas do ramo.
De acordo com o fundo, menos de 1% do capital disponível vai para negócios cujos donos são negros. Por conta disso, o objetivo da campanha é avançar a economia e o bem-estar dessas comunidades. Os produtos vão desde máscara para cabelo, passando por paleta de sombras, delineadores, sprays finalizadores entre outros. Mais informações em https://makeitblack.org/
Glam!
No tutorial dessa semana, trago um trabalho maravilhoso da maquiadora britânica Lisa Eldridge, uma das minhas favoritas! É um glam que ela faz uns ajustes do dia para a noite e que funcionam super bem!