Manaus, 26 de maio de 2022
×
Manaus, 26 de maio de 2022

Cidade

Pediatra esclarece dúvidas sobre vacinação contra Covid-19 de crianças

Primeiro grupo do PNI a receber o imunizante é o de crianças com comorbidades e deficiências permanentes


Com o início da vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos no Amazonas, na segunda-feira (17/01), a pediatra Vanine Aguiar Lima Fragoso, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), esclarece dúvidas com relação à imunização dessa nova faixa etária.

A médica ressaltou que, nos Estados Unidos e em países da Europa, a vacinação infantil ocorre desde 2021, e os estudos mostram redução importante nos casos de Covid-19 grave nas crianças vacinadas.

(Foto: Acervo pessoal de Vanine Fragoso e Lucas Silva/Secom)

De acordo com a pediatra, pais e responsáveis devem levar em consideração a opinião e a indicação dos órgãos e dos profissionais de saúde que têm competência técnica para falar sobre a segurança do imunizante e, até o momento, todas as informações científicas demonstram que a vacina é segura.

Volta às aulas

Aos pais que estão com receio do retorno das crianças às escolas sem que elas tenham sido vacinadas, a médica orienta a redobrar os cuidados e as medidas não farmacológicas de prevenção à Covid-19.

Orientações

Na presença de sintomas leves, a família deve buscar orientação médica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, além de intensificar a hidratação da criança.

A pediatra reforça ainda que a criança também deve ser mantida em isolamento em casa por, pelo menos, sete dias a partir do primeiro dia de sintomas.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code