Manaus, 9 de agosto de 2022
×
Manaus, 9 de agosto de 2022

Cidade

AM lança programa para Executivo estadual voltado à área de Compliance

Cigás em Compliance foi lançado na sede da concessionária, com a presença de diversas autoridades


A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) vem avançando no cenário da governança corporativa. A mais recente iniciativa foi o lançamento do Cigás em Compliance, o primeiro programa nesta área adotado na esfera do Executivo estadual. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta terça-feira (28/06), na sede da Cigás, na avenida Torquato Tapajós, 6.100, Flores.

(Foto: Gabriel Retondano/Sead)

O evento contou com a participação do governador do Estado, Wilson Lima; do prefeito de Manaus, David Almeida; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro; e do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam),  João Rufino Junior; além de outras autoridades que prestigiaram a solenidade.

“Nós estamos lançando um programa que é importante para que a gente garanta o cumprimento das regras, garanta adequação à legislação vigente e faça as entregas para a nossa população. Quando a gente aumenta esse processo de governança e de controle interno, temos um reflexo no atendimento feito pela nossa companhia de gás, que já tem mais de oito anos de atuação importante nesse processo”, destacou o governador.

Baseado em padrões modernos de governança corporativa, o programa Cigás em Compliance, sob a coordenação da gerente de Governança, Riscos e Compliance, Larissa Cardoso Ribeiro, estrutura-se a partir de um conjunto de pilares visando garantir a adoção de práticas que assegurem o alinhamento de medidas e ações institucionais em conformidade com procedimentos, regras, legislações vigentes e o interesse público.

Objetivando o fortalecimento da cultura de conformidade no âmbito institucional, foi adotada uma série de instrumentos, como políticas de Governança Corporativa; de Anticorrupção e Prevenção à Lavagem de Dinheiro; de Gerenciamento de Riscos Corporativos; de Diversidade, Igualdade e Inclusão; dentre outras políticas de integridade.

Nesses instrumentos, constam diretrizes que devem nortear as ações da concessionária de maneira a garantir a valorização e a integração de comportamentos em cada área, permitindo assim maior transparência e a manutenção da Cigás como empresa estável, com uma cultura organizacional mais sólida.

Melhores práticas corporativas

Por meio desta iniciativa, pretende-se consolidar o compromisso da Cigás de garantir, utilizando-se dos investimentos oriundos de recursos próprios, alta qualidade do serviço de distribuição e comercialização de gás natural com isonomia e modicidade tarifária. Busca-se ainda assegurar maior foco no cumprimento de diversos padrões normativos e legais, com a implementação de controles, políticas e procedimentos de maneira a mitigar riscos, diminuir exposições e avançar em processos internos visando a prevenção, a proteção de ativos e a reputação da concessionária.

“Apesar de a gente ter feito todos os movimentos de quebra do monopólio do gás e atraído outras empresas, a Cigás é a empresa carro-chefe desse processo. É através dela que temos hoje a maior quantidade de clientes e consumidores de gás. É através da Cigás que a gente está inicialmente trabalhando esse produto no varejo”, afirmou ainda o governador Wilson Lima.

Além disso, conforme René Levy, a Companhia tem evoluído de forma expressiva, especialmente nesses últimos 12 meses, com a estruturação da Gerência de Governança, Riscos e Compliance (GEGRC), que vem fomentando a cultura de manter a conformidade das decisões e operações da concessionária. Segundo ele, este trabalho vem sendo apoiado em um sistema de controle interno corporativo eficaz, ferramenta estratégica indispensável à disseminação das boas práticas de sustentabilidade e integridade, cujo reconhecimento e apoio estão sendo consolidados em todos os integrantes da Companhia.

Você também pode gostar...

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Portal Mazé Mourão. Você pode ser denunciado caso comente algo racista, injúria ou conteúdo difamatório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code